Modelo segue vivo na Europa e chega renovado com reestilização de meia vida.
O Ford Focus 2022 foi apresentado poucas semanas depois da Ford apresentar seu irmão Fiesta também renovado. A geração atual já roda na Europa a três anos, mas agora ganha atualizações importantes. São modificações visuais e tecnológicas para o modelo ganhar fôlego extra contra seu maior rival, o VW Golf.
Externamente, o Ford Focus 2022 teve seus faróis redesenhados e agora usam iluminação em LED em todas as versões. Nas versões topo de linha, a iluminação é LED Matrix com anti-ofuscamento. A nova grade agora tem padrões diferentes para as versões, usando colméia para o apimentado ST e filetes verticais para o Active. Para-choques frontal e traseiro também foram atualizados e as lanternas agora são escurecidas.
As versões do Ford Focus 2022 são Connected, Titanium, Active, ST Line e ST. A exclusiva cor Mean Green está disponível para a versão station wagon do ST. Como opcional, o pacote Vignale oferece mais requinte e conforto interno. Completam o visual externo as rodas redesenhadas e com modelos diferentes dependendo da versão.
Internamente, o Ford Focus 2022 tem uma grande tela para central multimídia, com 13,2 polegadas sensível ao toque e com sistema Sync4. Ela é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de aceitar atualizações remotas e ser controlado por meio do aplicativo FordPass para smartphones. Todo o sistema de ar-condicionado é controlado pela tela.
Mecanicamente, o Ford Focus 2022 tem versões com sistema híbrido leve de 48 volts que trabalha em conjunto com o câmbio automatizado de dupla embreagem. Além disso, o excelente motor 1.0 Ecoboost Turbo entrega potências de 100 cv, 125 cv ou 155 cv, associado aos câmbios manual de 6 ou automatizado de dupla embreagem de 7 velocidades, dependendo da versão. Já o esportivo ST, usa o motor 2.3 EcoBoost de 280 cv. Completa a lista de motores o 1.5 EcoBlue Diesel, com potências de 95 cv com câmbio manual de 6 marchas, ou 120 cv com câmbio automática de 8 velocidades.