Com o lançamento do Pulse, saiba o que cada um deles tem a oferecer
Agora que finalmente o Fiat Pulse foi lançado oficialmente, podemos comparar dados com o seu maior rival, o Volkswagen Nivus. Como o lançamento é muito recente (19/10), podemos comparar as fichas técnicas dos modelos, sem dados reais de pista de ambos. Os dados apresentados são das versões topo de linha, Pulse Impetus e Nivus Highline.
Novo Fiat Pulse x VW Nivus a batalha
A batalha Fiat Pulse x VW Nivus começa mostrando que os modelos não são SUV´s digamos, tradicionais. O Fiat Pulse tem carroceria que se assemelha a de um hatch, enquanto o Nivus é um SUV cupê. Além disso, o Pulse tem visual mais agressivo, com destaque para a parte frontal, enquanto o Nivus traz a identidade visual da VW, mais sobrio mas com sensação de tamanho maior.
Vamos ao comparativo de dados dos tópicos mais importantes, e que vão definir qual deles vai vencer a batalha que tem como objetivo, conquistar novos clientes.
Preço
A briga Fiat Pulse x VW Nivus começa pelo preço, já que as versões de entrada tem abordagens diferentes. O Volkswagen Nivus tem duas configurações de acabamento, que usam a mesma motorização. A Comfortline, custa por a partir de R$ 105.120. A que nos interessa para o comparativo é a Highline, com preço a partir de R$ 121.890, que pode chegar aos R$ 125.255 se a escolha for por pintura metálica bicolor.
O Fiat Pulse começa sua tabela posicionado bem abaixo, e oferece 5 versões, com duas opções de motor e duas de câmbio. A tabela começa com o 1.3 aspirado de transmissão manual, por R$ 79.990. Para efeito de comparação, a topo de linha Impetus com motor 1.3 turbo e câmbio automático o preço começa em R$ 115.990 e pode chegar aos R$ 118.640 com o Pack Connect////Me.
Medidas
Seguindo o comparativo Fiat Pulse x VW Nivus, o modelo da Fiat é menor em comprimento e entre-eixos. São 4,09 m de comprimento contra 4,26 m do Nivus. O entre-eixos do Fiat é de 2,53 m de comprimento contra 2,56 m no Nivus. Na largura e altura, o jogo inverte e a vantagem é do Pulse. Largura de 1,77 m no Pulse e 1,75 no Nivus, e altura de 1,57 m no Pulse e 1,49 m no Nivus.
O espaço atrás do banco traseiro é de 415 litros no Nivus e 370 litros no Pulse, dando larga vantagem para o VW por causa da carroceria SUV cupê. Outra medida importante é o ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 31,6°, com vão livre do solo de 22 cm para o Pulse. No Nivus, ângulo de entrada de 16,9°, ângulo de saída de 19,3° e vão livre do solo de 17,6 cm.
COMPRIMENTO | LARGURA | ALTURA | ENTRE-EIXOS | PORTA-MALAS | |
FIAT PULSE | 4,10 m | 1,78 m | 1,58 m | 2,53 m | 370 litros |
VW NIVUS | 4,27 m | 1,76 m | 1,49 m | 2,57 m | 415 litros |
Motor, câmbio e consumo
Os rivais Fiat Pulse x VW Nivus usam a mesma motorização, um 1.0 três cilindros turbo. A diferença ente eles é bem pequena, com o Pulse entregando 130cv de potência contra 128cv do Nivus. O torque é exatamente o mesmo para os dois, 20,4kgfm, mas com o pico chegando mais cedo no Pulse aos 1.700rpm contra 2.000rpm no Nivus. O câmbio é CVT de 7 velocidades no Pulse e automático de 6 velocidades no Pulse. Ambos têm tração dianteira.
O Pulse gasta menos, chegando a 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada contra 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l do Nivus, no etanol. Com gasolina, o Pulse chega a 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o Nivus fica em 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
FIAT PULSE | VW NIVUS | |
POTÊNCIA | 130 cv (E) / 125 cv (G) a 5.750 rpm | 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm |
TORQUE | 20,4 kgfm a 1.700 rpm | 20,4 kgfm a 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | Automática do tipo CVT, 7 marchas simuladas | Automática de 6 marchas, conversor de torque |
CONSUMO URBANO (INMETRO) | 8,5 km/litro (E) / 12 km/l (G) | 7,7 km/litro (E) / 10,7 km/litro (G) |
CONSUMO RODOVIÁRIO (INMETRO) | 10,2 km/litro (E) / 14,6 km/litro (G) | 9,4 km/litro (E) / 13,2 km/litro (G) |
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H (OFICIAL) | 9,4 segundos | 10 segundos |
VELOCIDADE MÁXIMA (OFICIAL) | 189 km/h | 189 km/h |
Equipamentos e conforto
O Nivus Highline, oferece controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, 6 airbags, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, câmera de ré, controle de estabilidade, faróis de LED, rodas de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro, painel de instrumentos digital e multimídia com tela de 10 polegadas.
O Fiat Pulse Impetus tem uma lista quase idêntica, mas o diferencial fica para a tela da central multimídia, com 10,1 polegadas, além de partida remota, alerta de saída de faixa e comutador automático de farol alto. Porém, o estreante fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, embarcado no Nivus.