Agora que finalmente o Fiat Pulse foi lançado oficialmente, podemos comparar dados com o seu maior rival, o Volkswagen Nivus. Como o lançamento é muito recente (19/10), podemos comparar as fichas técnicas dos modelos, sem dados reais de pista de ambos. Os dados apresentados são das versões topo de linha, Pulse Impetus e Nivus Highline.
A batalha Fiat Pulse x VW Nivus começa mostrando que os modelos não são SUV´s digamos, tradicionais. O Fiat Pulse tem carroceria que se assemelha a de um hatch, enquanto o Nivus é um SUV cupê. Além disso, o Pulse tem visual mais agressivo, com destaque para a parte frontal, enquanto o Nivus traz a identidade visual da VW, mais sobrio mas com sensação de tamanho maior.
Vamos ao comparativo de dados dos tópicos mais importantes, e que vão definir qual deles vai vencer a batalha que tem como objetivo, conquistar novos clientes.
A briga Fiat Pulse x VW Nivus começa pelo preço, já que as versões de entrada tem abordagens diferentes. O Volkswagen Nivus tem duas configurações de acabamento, que usam a mesma motorização. A Comfortline, custa por a partir de R$ 105.120. A que nos interessa para o comparativo é a Highline, com preço a partir de R$ 121.890, que pode chegar aos R$ 125.255 se a escolha for por pintura metálica bicolor.
O Fiat Pulse começa sua tabela posicionado bem abaixo, e oferece 5 versões, com duas opções de motor e duas de câmbio. A tabela começa com o 1.3 aspirado de transmissão manual, por R$ 79.990. Para efeito de comparação, a topo de linha Impetus com motor 1.3 turbo e câmbio automático o preço começa em R$ 115.990 e pode chegar aos R$ 118.640 com o Pack Connect////Me.
Seguindo o comparativo Fiat Pulse x VW Nivus, o modelo da Fiat é menor em comprimento e entre-eixos. São 4,09 m de comprimento contra 4,26 m do Nivus. O entre-eixos do Fiat é de 2,53 m de comprimento contra 2,56 m no Nivus. Na largura e altura, o jogo inverte e a vantagem é do Pulse. Largura de 1,77 m no Pulse e 1,75 no Nivus, e altura de 1,57 m no Pulse e 1,49 m no Nivus.
O espaço atrás do banco traseiro é de 415 litros no Nivus e 370 litros no Pulse, dando larga vantagem para o VW por causa da carroceria SUV cupê. Outra medida importante é o ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 31,6°, com vão livre do solo de 22 cm para o Pulse. No Nivus, ângulo de entrada de 16,9°, ângulo de saída de 19,3° e vão livre do solo de 17,6 cm.
COMPRIMENTO | LARGURA | ALTURA | ENTRE-EIXOS | PORTA-MALAS | |
FIAT PULSE | 4,10 m | 1,78 m | 1,58 m | 2,53 m | 370 litros |
VW NIVUS | 4,27 m | 1,76 m | 1,49 m | 2,57 m | 415 litros |
Os rivais Fiat Pulse x VW Nivus usam a mesma motorização, um 1.0 três cilindros turbo. A diferença ente eles é bem pequena, com o Pulse entregando 130cv de potência contra 128cv do Nivus. O torque é exatamente o mesmo para os dois, 20,4kgfm, mas com o pico chegando mais cedo no Pulse aos 1.700rpm contra 2.000rpm no Nivus. O câmbio é CVT de 7 velocidades no Pulse e automático de 6 velocidades no Pulse. Ambos têm tração dianteira.
O Pulse gasta menos, chegando a 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada contra 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l do Nivus, no etanol. Com gasolina, o Pulse chega a 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o Nivus fica em 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
FIAT PULSE | VW NIVUS | |
POTÊNCIA | 130 cv (E) / 125 cv (G) a 5.750 rpm | 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm |
TORQUE | 20,4 kgfm a 1.700 rpm | 20,4 kgfm a 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | Automática do tipo CVT, 7 marchas simuladas | Automática de 6 marchas, conversor de torque |
CONSUMO URBANO (INMETRO) | 8,5 km/litro (E) / 12 km/l (G) | 7,7 km/litro (E) / 10,7 km/litro (G) |
CONSUMO RODOVIÁRIO (INMETRO) | 10,2 km/litro (E) / 14,6 km/litro (G) | 9,4 km/litro (E) / 13,2 km/litro (G) |
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H (OFICIAL) | 9,4 segundos | 10 segundos |
VELOCIDADE MÁXIMA (OFICIAL) | 189 km/h | 189 km/h |
O Nivus Highline, oferece controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, 6 airbags, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, câmera de ré, controle de estabilidade, faróis de LED, rodas de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro, painel de instrumentos digital e multimídia com tela de 10 polegadas.
O Fiat Pulse Impetus tem uma lista quase idêntica, mas o diferencial fica para a tela da central multimídia, com 10,1 polegadas, além de partida remota, alerta de saída de faixa e comutador automático de farol alto. Porém, o estreante fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, embarcado no Nivus.
A Páscoa é uma celebração repleta de significados religiosos, culturais e afetivos. No centro dessa…
A árvore-da-felicidade é muito mais do que uma planta ornamental de nome encantador. Conhecida por…
As bromélias estão entre as plantas mais admiradas do mundo por sua aparência exótica, flores…
Preparar ovos de Páscoa artesanais exige mais do que criatividade e bons ingredientes. Para garantir…
Fazer chocolates finos em casa parece algo reservado apenas aos profissionais( chocolatiers ), mas com…
O antúrio é uma das plantas ornamentais mais queridas por quem ama flores duradouras e…
This website uses cookies.