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Pirelli lança pneu que veda furo instantaneamente

PIRELLI SEAL INSIDE

PIRELLI SEAL INSIDE

Material vedante sela perfurações de até 4 milímetros

Pirelli Seal Inside

A Pirelli lançou nova linha de pneus Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT na última quinta-feira (21), no Circuito Panamericano em Elias Fausto (SP), complexo de testes da empresa. Mas o produto que mais chamou a atenção foi o Seal Inside, com a nova tecnologia que permite que o carro rode mesmo com o pneu furado. O pneu tem uma proteção interna com um material vedante que “lacra” instantaneamente furos de até 4 milímetros. A tecnologia estará disponível para a linha Pirelli atual de pneus para hatches compactos e SUVs, com medidas de pneus do aro de 16 ao 19 polegadas e custa de 10 a 15% a mais que um pneu comum da linha Cinturato P7 e Scorpion.

A tecnologia Seal Inside é diferente dos pneus runflat, que tem carcaça reforçada e permite rodar com componente vazio. O selante interno funciona de duas maneiras:

– Quando o pneu é perfurado por um objeto pontiagulo de até 4 milímetros, a massa vedante envolve o objeto cortante, lacrando o furo por dentro e evitando a perda de pressão do pneu.

– Quando o objeto é retirado, expondo o furo, o material vedante preenche esse espaço e evita a perda de pressão no pneu.

Isso permite que mesmo com o pneu furado, o motorista possa continuar rodando  sem ter que parar para trocar o pneu ou mesmo fazer o reparo. A Pirelli apresentou na prática o funcionamento da tecnologia Seal Inside, com um carro passando sobre uma placa preta com diversos pregos e, mesmo assim, continuou rodando e os pneus não ficaram murchos. Quando o veículo parou, constatou-se que a pressão do pneu era a mesma de antes de ser perfurado.

A Pirelli declara que a tecnologia Seal Inside estará disponível para 20 medidas diferentes, e garante que o sistema de monitor de pressão dos pneus não é obrigatório, embora ache aconselhável o veículo contar com esse dispositivo. O pneus vendidos com Seal Inside contam com o serviço de proteção TyreLife, programa que substitui o composto em casos de danos acidentais e irreparáveis, cujo prazo de cobertura é de 6 meses – podendo ser ampliado por seis.

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