A BYD já opera no Brasil, com uma linha de veículos elétricos que inclui ônibus, caminhões, vans e empilhadeiras, além de fabricar chassis específicos para ônibus elétricos. Além disso, a marca também produz painéis solares, que passam a ser o pilar importante no processo de eletrificação de frota no Brasil.
Agora a montadora dá um importante passo no plano de expansão, trazendo o primeiro lote do sedã elétrico Han. O modelo também chegou ao México, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Costa Rica e Bahamas.
Henrique Antunes, Diretor Comercial da BYD Brasil, está entusiasmado: “O BYD Han EV tem impressionado todos os potenciais concessionários brasileiros, com seu design e qualidade”.
O plano envolve não apenas a venda do veículo elétrico, mas a estrutura de recarga também, o que inclui o carregador e o painel solar. Isso faria com que a energia para a recarga do carro fossa limpa e principalmente gratuita.
O BYD Han é um sedã de linha fluidas e visual sofisticado, medindo 4.98m de comprimento, 1.91m de largura, 1.49m de altura e 2.90m de entre eixos. Ele chega com as novas baterias que usam a tecnologia Blade Battery, que consistem em células de lítio-ferro-fosfato, mais finas mas com células de energia de 800amp.
A tração é integral para as quatro rodas, os motores trabalham em conjunto entregando 487 cavalos, o tempo de 0 a 100 km/h fica em 3,9 segundos, com autonomia de 550 km no ciclo NEDC, o equivalente a 480 km em uso normal. O BYD Han tem sistema de condução semiautônomo chamado DiPilot, o que indica a chegada da versão Majestic, que tem ainda mais itens de conforto e conectividade.
Na China, essa versão custa o equivalente a R$ 227.000 com os subsídios do governo para carros elétricos de até 300.000 yuans.