A Volkswagen publicou a primeira foto oficial no novo Polo Track 2023. Os planos são tornar o modelo o novo carro de entrada da VW, aposentando o veterano Gol. Os dois modelos serão vendidos simultaneamente em 2023, o que deve mudar no ano seguinte, quando a legislação obrigar os modelos vendidos no mercado brasileiro a saírem de fábrica com controle de estabilidade. Isso tornaria o Gol inviável sem que fosse feito um grande investimento na linha de produção do modelo.
A montadora anunciou nessa sexta (5) um investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026, com objetivo de diminuir gradativamente o desenvolvimento de modelos a gasolina, aumentando os híbridos flex. Por isso a plataforma MQB é fundamental, já que é preparada para receber esse tipo de motorização, além de proporcionar uma linha de montagem mais eficiente.
Hoje, apenas os veteranos Gol, Voyage e Saveiro não usam essa plataforma moderna em toda a América Latina. Sendo assim, o Voyage ganhou uma pequena sobrevida, sendo produzido até dezembro de 2022. A Saveiro vai ganhar uma nova geração usando a plataforma MQB e vai conviver com a nova Tarok (maior e que vai brigar com Toro e Maverick).
Como já publicamos nesse post, o nome gol será usado em um novo produto, um inédito SUV compacto que sairá da planta de Taubaté. De acordo com o anunciado pela montadora, os investimentos também vão abranger a parte de tecnologia e entretenimento, com o lançamento de uma nova VW Play. Ela permitirá muito mais interação e conectividade até mesmo com outros motoristas, o que será facilitado pelo integração do seu smartphone ao veículo.