Modelo é o 3º da linha global ID e estará disponível já em 2022
A Volkswagen relevou oficialmente seu mais novo integrante da família de elétricos ID. O SUV ID.5 é parte dos planos de eletrificação da montadora, que pretende lançar um carro elétrico de cada segmento, a cada ano, até 2025.
O novo modelo chega depois dos irmãos menores ID.3 e ID.4 já serem conhecidos, e tem a versão esportiva GTX de 299cv de potência disponível. Montado sobre a plataforma MEB. tem 4,59m de comprimento, 1,85m de largura e 1,61m de altura e 2,77m de entre-eixos.
Visualmente, o modelo carrega linhas suaves e limpas, com parte frontal bem resolvida trazendo faróis IQ Light LED e logotipo VW que ganha vida sempre que as portas são desbloqueadas. Na lateral, a linha de cintura é alta e as grande rodas de 21 polegadas se destacam. O coeficiente aerodinâmico é de excelentes 0,26, auxiliados pelo desenho descendente do teto e o spoiler traseiro.
Internamente, a boa medida do entre-eixos e a falta de túnel de Câmbio tornam o espaço agradável. A capacidade do porta-malas varia de 549lt a 1561lt, dependendo da posição dos bancos. A tecnologia é abundante, com a quase ausência de botões físicos para comandar o ID.5. praticamente tudo é controlado através da enorme tela de 12 polegadas no painel. Além de comandar o carro, ela concentra o sistema multimídia, inclusive com comandos de voz “Hello ID”. O head-up display é um show a parte, pois usa realidade aumentada e dá todas as dicas para uma condução intuitiva do veículo.
O VW ID.5 é compatível com a plataforma de comunicação Car2X, se comunicando com a infraestrutura e a outros carros que usam essa tecnologia, recebendo alertas sobre o que está acontecendo no trecho em tempo real.
Mecanicamente, o VW ID.5 tem 3 motorizações disponíveis, todos com baterias de íons de lítio de 77 kWh:
ID.5 Pro é o modelo de entrada, com 174 cv, tração traseira, 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, máxima de 160kh/h e autonomia de 520km.
ID.5 Pro Performance é o modelo intermediário, com 204 cv, tração traseira, 0 a 100km/h em 8,4 segundos, máxima de 160km/h e autonomia de 520km.
ID.5 GTX é o modelo topo de linha, com 299 cv, tração integral, 0 a 100km/h em 6,3 segundos, máxima de 180km/h e autonomia de 480, menor do que os irmãos mais fracos.
O modelo sairá da fábrica zero carbono de Zwickau, na Alemanha. Não há preços divulgados, mas o ID.5 chega ao mercado europeu em 2022.