O Honda ZR-V foi confirmado para o mercado brasileiro antes mesmo da Honda dar maiores informações do novo SUV, que no mercado americado se chama HR-V. Para posicionar melhor o ZR-V no mercado brasileiro, o irmão CR-V vai crescer, refinar, ganhar 7 lugares e se transformar em um modelo híbrido.
A decisão de trazer o “SUV do Civic” para nosso mercado se justifica pelo sucesso do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos por aqui e em vários outros mercados mundo afora. Para o combate, o ZR-V chega com 4,53m de comprimento, 13cm a mais que o Jeep Compass (4,40 m) e 7cm maior que o Corolla Cross e Taos (4,46 m). Assim com os concorrentes Corolla Cross e Taos que são baseados na plataforma dos sedãs Corolla e Jetta, o SUV da Honda é montado sobre a plataforma usada no Civic 11
O Honda ZR-V tem 2,65m de entre-eixos, 1cm maior que o Jeep e o Toyota, mas menor que o Volkswagen. O porta-malas tem 690 litros, enquanto Compass (770 l), Taos (705 l) e Corolla Cross (750 l) ficam acima dos 700 litros.
Honda ZR-Z : Detalhes
No mercado americano o Honda ZR-V só tem disponível a motorização 2.0 aspirada de 160 cv com câmbio CVT. Já na Europa e Ásia, o SUV tem opções 1.5 turbo e até híbridas. O 1.5 turbo poderia ser uma opção para nosso mercado, mas o híbrido é dúvida, já que isso deverá ficar com Civic, Accord e CR-V no mercado brasileiro.
A faixa de preço do Honda ZR-V começa em US$ 23.650 e chega aos US$ 28.950. Em comparação, o VW Taos parte dos US$ 23.495, enquanto o Corolla Cross dos US$ 22.445 e o Jeep Compass dos US$ 26.785. Todos os modelos tem boa gama de opcionais que aumentam o preço, mas apenas o SUV Toyota de opção híbrida, lançada recentemente.