O VW T-Roc 2022 teve sua primeira geração lançada em 2018 e agora teve suas primeiras mudanças mecânicas e visuais. Essas mudanças foram lançadas no melhor momento, pois as vendas do menor SUV médio da VW estão em alta. No mês de outubro de 2021, o T-Roc foi o carro mais vendido na Alemanha, ultrapassando até mesmo o número de vendas do carro em que ele é inspirado, o Vw Golf.
O interior do T-Roc 2022 foi o que mais mudou, com um novo volante multifuncional, uma central multimídia com tela em destaque no painel que pode ter entre 8 e 9,2 polegadas. Além disso, o T-Roc ainda tem novos comandos no ar-condicionado digital. O quadro de instrumentos digital foi atualizado e conta com uma tela de 10,2 polegadas.
Na versão de entrada, o para-choque dianteiro conta com LEDs no mesmo formato do modelo anterior do T-Roc, mas foram apresentados em um tamanho ampliado. Já a traseira, segue o mesmo padrão de mudanças feitas na parte da frente do SUV, com uma nova iluminação nas lanternas que agora contam com LED e as falsas saídas de escapamento nas extremidades do para-choque. Nas laterais, quase nada mudou, somente o design das rodas e o seu tamanho, que podem ter entre 17 e 19 polegadas.
O VW T-Roc 2022 perdeu o motor 1.6 turbodiesel e agora tem 3 opções de motor a gasolina. Sendo elas: 1.0 de três cilindros que conta com 110 cv, a versão 1.5 de 150 cv e 2.0 com 190 cv. Todas as versões são turbinadas e duas opções a diesel também que conta com o mesmo 2.0 turbodiesel com a variação de potência 115 cv e 150 cv. As transmissões disponíveis são com câmbio manual de 6 marchas e um câmbio DSG de 7 marchas. As versões mais potentes, tanto a diesel quanto a gasolina, contam com a tração integral (4Motion).
O VW T-Roc 2022 ainda tem outras duas versões, a conversível e a R. A versão conversível conta com uma capota de tecido produzida com 3 camadas tecidos e pode ser aberta em 9 segundos após o acionamento do botão. A versão esportiva do T-Roc apresenta um design um pouco mais agressivo para deixar bem claro de que é mais esportivo, trazendo para-choques mais encorpados que contam com aberturas maiores e 4 saídas de escapamento. Na lateral, as rodas com desenho exclusivo da versão R, deixam as pinças de freio de alto desempenho muito aparentes. O T-Roc R utiliza um motor 2.0 TSI de 300 cv e 40,8 kgfm de torque junto ao câmbio DSG de 7 velocidades e tração integral. A VW diz que o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
Veja também: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta