Dúvidas de como funciona um carro elétrico ou como manter de forma correta esse tipo de veículo cada vez mais normal no nosso dia-a-dia, são assuntos cada vez mais comentados. As perguntas mais comuns para os leigos envolvem desde a possibilidades de choques em caso de alagamentos ao tipo de tomada necessária para o carregamento.
Essa pergunta é icônica de como funciona um carro elétrico e gera muita dúvida aos que ainda estão alheios e longe do movimento cultural dos carros elétricos. A resposta categórica é NÃO. O conjunto de baterias de um carro elétrico é totalmente selado e não permite contato com qualquer tipo de umidade, além de ter um sistema de segurança que vai cortar a corrente elétrica em caso de acidente ou alguma problema que coloque em risco os ocupantes.
Leia também: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta
Os carros elétricos usam basicamente 3 formas para o processo de recarga. A forma mais rápida é com uma tomada aterrada de 20 ampéres, que fazem o Renault Kwid E-Tech recarregar dos 15% aos 80%e a bateria em aproximadamente 9 horas. A forma mais simples é usar a tomada comum tanto de 110V quando de 220V, que não requerem adaptações mas demoram muito mais para fazer a recarga, podendo levar o dobro do tempo para fazer a recarga.
Essa unidade de medida está diretamente ligada a cultura dos carros elétricos e tem relação direta com a autonomia do carro. Para entender como funciona um carro elétrico, note que quanto maior for a potência da bateriade íon de lítio em kWh, maior será a capacidade de rodar com o carro sem a necessidade de recarrega-lo.
Leia também: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta
Diferente do que estávamos acostumados, com a potência de um carro expressa em “cavalos”, os elétricos apresentam sua potência em kW. Para entender o quanto um elétrico tem de potência em cv, basta considerar que 1kW é o mesmo que 1,36cv de potência. A Renault acabe de lançar o Kwid E-Tech, um elétrico de 48kW, o que é o mesmo que um motor a combustão de 65cv de potência.
Estamos acostumados com os carros a combustão, que tem uma quantidade muito maior de peças móveis e gera muito calor em seu funcionamento. Tudo isso faz com que um carro tradicional a combustão demore para “pegar o embalo” e aumente sua velocidade de forma escalonada.
A forma com que o torque chega as rodas em um carro elétrico é totalmente diferente, fazendo com que o mais importante seja apenas a corrente elétrica. Ao pisar com força no acelerador, um campo magnético faz com que o rotor do motor gire e tracione as rodas do carro, um processo bem mais simples e direto.
Leia também: Carro elétrico – O lado ruim que ninguém conta
Como falamos antes, a construção de um carro elétrico usa bem menos peças móveis do que um carro a combustão, o que já impacta no custo de manutenção. Explicando como funciona um carro elétrico, vemos por exemplo, que não há troca de óleo do motor ou do câmbio, assim como não há filtros de óleo ou de ar no motor. Estima-se que o custo seja 50% mais baixo do que estamos acostumados.
Novamente usando o novo Kwid E-Tech como exemplo, a Renault oferece revisões com preços fixos pela metade do preço do modelo tradicional. Isso significa que as 3 primeiras visitas na oficina da concessionária vão custar apenas R$ 680,00 cada, frente aos R$ 1350,00 do modelo tradicional.
Um carro elétrico tem uma forma de transferir o torque para rodas diferente dos carros a combustão. O câmbio tem apenas uma marcha e frente e uma marcha a ré. Diferente dos carros a combustão que dependem da várias marchas para aumentar a sua velocidade, nos elétricos isso é controlando apenas pela modulação do pedal do acelerador.
Abrir a geladeira e sentir um cheiro forte de alho é uma experiência comum em…
As violetas, conhecidas por suas flores delicadas e cores vibrantes, conquistam corações e decoram casas…
O rosmaninho, também conhecido como alecrim-do-campo ou lavanda portuguesa, é uma planta aromática de grande…
A violeta-africana é uma planta ornamental muito popular no Brasil. Suas folhas aveludadas e flores…
A espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), também conhecida como espada-de-ogum ou língua-de-sogra, é uma das plantas mais…
O pepino é muito mais do que um ingrediente refrescante para saladas. Rico em água,…
This website uses cookies.