F1 em luto – Morre Frank Williams

Frank Williams, um dos nomes mais influentes do automobilismo, morreu nesse domingo aos 79 anos. Em comunicado oficial, a escuderia Williams divulgou a notícia em suas redes sociais:

“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade”

Sir Frank Williams
Sir Frank Williams

Mais alguns detalhes foram divulgados:  “Depois de ser internado no hospital na sexta-feira, Sir Frank morreu pacificamente esta manhã, cercado por sua família. Hoje, prestamos homenagem ao nosso líder, muito amado e inspirador. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos da família Williams de privacidade neste momento. Para aqueles que desejam prestar homenagem, pedimos que doações sejam feitas para a Spinal Injuries Association; alternativamente, flores serão bem-vindas para serem colocadas na entrada da sede da equipe em Grove, Oxfordshire. Os detalhes da cerimônia fúnebre serão divulgados no devido tempo”.

Frank Williams teve uma vida inteira dedicada ao automobilismo, fundando a equipe Williams Racing em 1979 e tendo vários pilotos brasileiros competindo no time, como Nelson Piquet (1986-1987), Ayrton Senna (1994), Antonio Pizzonia (2004-2005), Rubens Barrichello (2010-2011), Bruno Senna (2012), e Felipe Massa (2014-2017).

Um grave acidente de carro deixou-o com mobilidade reduzida, sendo dependente de cadeira de rodas desde então. Sua última aparição pública foi na Inglaterra em 2019, quando andou pelo circuito de Silverstone de carona com Lewis Hamilton.

A relevância dele para o cenário do automobilismo é tão grande que lhe foi dado o título de Sir Francis Owen Garbatt Williams, Cavaleiro da Coroa Britânica, da rainha Elizabeth II.

Frank Williams imagens