O Fusca Restomod 2023 é um plano ousado de uma companhia alemã chamada Milivié, fundada pelo engenheiro Jonathan Engler, que anunciou a criação do Milivié 1. Serão apenas 22 unidades produzidas, em alusão aos 22 milhões de Fuscas produzidos pela VW ao longo da história.
Restomod é um estilo de restauração em que o modelo sofre o mínimo de alterações no conceito original, mas ganha uma série de upgrades na parte mecânica e tecnológica para estar o mais alinhado possível com a indústria atual. A cultura dos Restomods ganhou força no final da década de 50, recriando clássicos que renascem com muito mais conforto, desempenho e confiabilidade, mas com a garantia de que a história e identidade do modelo se mantenha preservada.
Fusca Restomod 2023 em detalhes
As primeiras infos e imagens apontam um design retrô contemporâneo, motor a combustão, câmbio de Porsche e painel de Mercedes-Benz. O preço espanta: 570 mil euros por cada um – ou mais de R$ 3 milhões na conversão direta.
Pelos sketches, o Milivié 1 manterá o desenho clássico, mas terá algumas modernidades como faróis lanternas e luzes de neblina de LED, maçanetas embutidas, retrovisores aerodinâmicos com luz de seta integrada, aerofólio do tipo ducktail inspirado nos Porsche, sensores de estacionamento dianteira e traseiro, escape centralizado de titânio e rodas de 19 polegadas de cinco raios. A empresa alemã diz que manterá carroceria e assoalho intactos – o carro é baseado no Fusca 1303 que não veio ao Brasil.
O motor do Fusca Restomod 2023 será um repaginado boxer quatro cilindros 2.2 litros refrigerado a ar com carburação dupla da Weber e sistema de escapamento de inox. A Milivié não revelou a potência, mas disse que o câmbio será automático de quatro marchas utilizado no Porsche Carrera 2. A transmissão manual também será oferecida como opcional.
Por dentro, o Fusca Restomod 2023 não tem nada a ver com um Fusca original. O Milivié 1 terá duas modernas telas de 12,3″ (do painel de instrumentos digital e outra da central multimídia própria da empresa alemã), acabamento em madeira, entradas USB, ar-condicionado, carregamento de smartphone por indução e visual para lá de minimalista. Os logotipos da VW, claro, foram substituídos pelo os da companhia.
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