A trajetória de desenvolvimento do Tesla Cybertruck é repleta de idas e vindas. Desde a sua apresentação em 2019, a picape elétrica que chama atenção pelo seu design futurista e às vezes controverso tem sofrido diversas modificações e constantes adiamentos na sua previsão de lançamento.
No entanto, parece que o horizonte começa a ficar mais claro para o Cybertruck. Nesta semana, o número um da Tesla, Elon Musk, disse que eles finalmente chegaram ao design definitivo da tão aguardada picape elétrica. Isso quer dizer que o estágio de desenvolvimento está concluído.
Vale mencionar que durante o seu desenvolvimento, o Tesla Cybertruck teve rumores, inclusive, sobre o cancelamento do projeto, ainda que a Tesla sempre tenha insistido que o seu lançamento comercial seria concretizado.
Na primeira apresentação, a promessa era de que a picape elétrica chegaria ao mercado em 2021. O projeto sofreu atrasos e em em seguida seu lançamento foi programado para 2022. Por fim, foi feito um último anúncio de que a picape ficaria pronta no final deste ano e chegaria ao mercado no começo de 2023.
Recentemente, pudemos ver várias unidades do Tesla Cybertruck circulando nos arredores da fábrica de Austin, no Texas, local onde a picape deve ser produzida em larga escala.
Durante a entrevista ao Tesla Owners Silicon Valley, onde fez muitos outros anúncios, Musk disse que o foco de Tesla agora é tentar finalmente começar a construir a picape. No entanto, ele ressalta que não importa o quanto a montadora tente, não será capaz de compensar a falta de semicondutores que agora assola a indústria.
O que se sabe da Tesla Cybertruck
A picape Tesla Cybertruck foi flagrada em janeiro jpa deu uma amostra do produto em fase final de desenvolvimento. São 5,8 metros de comprimento com a carroceria em inox. Se o produto final trouxer elementos do conceito, pode se esperar uma tela de 17 polegadas no painel e o famoso Auto Pilot incorporado.
São esperadas 3 configurações de autonomia, começando com a que usa apenas um motor e roda até 402km, seguida da configuração com 2 motores e 482km de autonomia e finalmente a topo de linha com três motores e excelentes 804km de autonomia.
Com preço inicial para a versão com apenas um motor começando em US$ 39.900,00 especula-se que a picape tenha em torno de 1 milhão de pedidos
Leia também: Respostas para as pergunta mais comuns sobre carros elétricos