A Nissan vai investir US$18 bilhões nos próximos 5 anos, a fim de acelerar o processo de eletrificação da sua frota. Dessa forma, a montadora pretende manter-se entre os grandes na área que mais cresce dentro do setor automotivo.
Como a Nissan vai investir US$18 bilhões
A anúncio foi feito nessa segunda (29), junto com a promessa de lançamento de 23 veículos eletrificados até 2030. Desse total, 15 modelos são totalmente elétricos. Além disso, o investimento prevê avanços nas baterias de íon-lítio que vão reduzir o custo em até 65% nos próximos oito anos. Também estão feitos estudos para o lançamento de baterias de estado sólido, o que deve revolucionar o segmento até 2029.
Essa movimentação chega após dois acontecimentos importantes. O primeiro é uma retração da quantidade de modelos em busca de maior lucratividade impulsionada pelo ex-presidente Carlos Ghosn. O segundo é uma queda importante de 5,65 no valor das ações da companhia, enquanto os rivais japoneses caíram apenas 1,6%.
Ashwani Gupta, diretor de operações: “É muito importante para a Nissan mostrar para onde vamos, e o plano de hoje é uma visão e direção que fala sobre o futuro”
Durante a cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas de Glaxgow, a Nissan ainda não se compromete a abandonar os veículos a combustão, mas garante que até 2030, metade da sua frota será eletrificada. O mercado dos elétricos cresceu 41% em 2020, mesmo o mercado global caindo quase 1/6 desde o inicio da pandemia.