O novo Kia Sportage híbrido está a caminho do Brasil, já na 5ª geração. O modelo renovado deve chegar em julho, usando motorização híbrida leve assim como o irmão Stonic. O SUV com motor 1.6 16V turbo tem injeção direta, 150cv de potência, 25,5 kgfm de torque e deve ser posicionado com preços entre os R$ 229.990 e R$ 259.990, dependendo da versão.
Visualmente, o SUV Kia Sportage híbrido tem visual disruptivo. Os faróis trazem três lâminas horizontais superiores, que em conjunto com a grade, formam a assinatura visual da marca, o conhecido “nariz de tigre”, junto do recorte do capô.
A lista de equipamentos inclui faróis full-LED, quadro de instrumentos e central multimídia 100% digitais, freio de estacionamento eletrônico e console central elevado. Mudarão detalhes de acabamento interno, como a parte inferior do painel e os bancos em couro de tom claro, o desenho e o diâmetro de rodas (18 ou 19 polegadas) e a presença ou não de teto solar panorâmico.
A motorização do novo Kia Sportage híbrido
As duas versões disponíveis do Kia Sportage híbrido usam a mesma motorização 1.6 trabalhando em conjunto com uma bateria de 48 volts que se conecta ao motor térmico por meio de correia dentada no virabrequim. Essa bateria armazena energia e mantêm função do carro mesmo com o motor desligado em partes do trajeto.
Substituindo o alternador, o conjunto de 48 Volts alimenta toda a parte elétrica e permite que o motor seja desativado no “modo velejar”, a velocidades mais altas de cruzeiro, ou no start/stop, em paradas breves de semáforo.
Também ajuda em momentos pontuais de aceleração, o que permite que o motor 1.6 utilize ciclo Miller, com o fechamento das válvulas de admissão adiado. Tudo isso ajuda a reduzir o consumo de combustível. Os números oficiais ainda não foram divulgados, mas o novo Sportage MHEV deve se aproximar de 15 km/l no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
O câmbio do Kia Sportage híbrido será sempre automatizado de dupla embreagem com sete marchas, assim como o do Stonic. A tração é dianteira. Na Europa, a marca anuncia um 0 a 100 km/h oficial de 9,3 segundos, com velocidade máxima de 188 km/h.
Fonte: Mobiauto