A Ferrari Daytona SP3 é o terceiro e último modelo da linha Icona que já tem a Monza SP1 e SP2. O modelo relembra os designs clássicos da marca, porém com um toque mais atual. A Daytona estreou no circuito de Mugello, durante a Ferrari Mondiali 2021.
Além de ser um projeto exclusivo, a Daytona é o modelo mais eficiente e aerodinâmico que já foi construído pela Ferrari. Para o chassi e carroceria, a Ferrari utilizou materiais como fibra de carbono e Kevlar. Além disso, a Ferrari em parceira com a Pirelli desenvolveu um pneu exclusivo para a Ferrari Daytona SP3, criando um pneu otimizado para ter um bom desempenho tanto em pisos molhados quanto em pisos secos. O modelo da Ferrari é a primeira V12 a receber o Dynamic Enhancer da empresa, o que faz com que tenha uma condução no limite mais manejável e com mais controle.
Ferrari Daytona SP3 design
O Design do exterior ficou muito exótico, com um para-brisa que quase se torna parte da carroceria. O mesmo teve grande influência no interior, com bancos integrados ao chassi e pedaleiras ajustáveis. Com as mãos apenas no volante, o motorista consegue controlar 80% das funções do carro, graças a interface Homem máquina da Ferrari.
As lanternas contam com barras horizontais abaixo do spoiler. A SP3 tem ponteiras duplas de escapamento centralizadas em sua traseira e montadas no alto do difusor, o que torna a traseira da Daytona bem agressiva e marcante.
A montadora diz que “redesenhou radicalmente” toda a admissão do motor, que agora passa a ter um coletor do tipo Plenum e mais compacto. O motor entrega uma boa potência e ainda produz 30% menos emissões e formações de partículas do que a Ferrari 812 Competizione.
O motor da Ferrari Daytona SP3 é um V12 6.5 renovado compartilhado da 812 Competizione. A Ferrari trabalhou para reduzir peso e inércia do motor, instalando bielas de titânio, pinos de pistão novos com tratamento Diamond Like Carbon e um virabrequim 3% mais leve que foi reequilibrado para o projeto da SP3.
A Montadora não divulgou o preço ou quão exclusiva será a produção da SP3. Há possibilidade de quase todas já terem proprietários, a Ferrari também ainda não divulgou a data de início das entregas.