De acordo com a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, a definição de gasolina é que o produto é um composto de frações líquidas leves provenientes do petróleo, com a composição de hidrocarbonetos variando de C5 a C1 ou C12. Na composição, há também produtos oxigenados, compostos metálicos e enxofre (até 50mg/g) e sua octagem mínima deve ser de 93.
Qual o difencial da gasolina aditivada e premium
A partir da gasolina comum, é incorporado um aditivo com propriedades dispersantes e detergentes. Sua função é deixar todo o sistema de injeção e a câmara de combustão mas limpos. Já a gasolina premium tem 3 grandes marcas conhecidas no mercado, Podium da Petrobras, V-Power Racing da Shell e Octapro da Ipiranga e todas devem ter octanagem mínima de 97 unidades. O que a torna especialmente indicada para veículos de alto desempenho.
Especula-se que a gasolina aditivada faça o carro melhorar o consumo e o desempenho. Tecnicamente, a aditivada tem apenas o acréscimo de aditivo, que limpa o sistema, mas não garante mais potência. Já a gasolina premium pode realmente aumentar a potência do carro, já que tem octanagem maior, mas para que isso ocorra o motor deve ter uma taxa de compressão alta.
E se eu abastecer apenas com gasolina comum?
A gasolina comum tem um teor elevado de carbono, o que se traduz da formação de depósitos na cabeça do pistão e nas válvulas durante a combustão. Em longo prazo, esses depósitos de carbono vão prejudicar a pré-ignição, uma etapa da combustão. O efeito colateral é a redução do desempenho e o aumento das emissões e consumo de combustível. Aditivos específicos adicionados ao tanque diminuem muito esse problema, justamente o que a gasolina aditivada e premium já fazem sozinhas.