Um novo crossover elétrico Lamborghini já foi confirmado como o primeiro modelo 100% elétrico da marca. Segundo rumores, o nome deve ser “Revuelto” e especula-se que será posicionado em outro segmento, diferente do Urus. Já que prejeções de design mostram que deve ser um 2+2 com linhas inspiradas no Estoque, um carro conceito de 2018.
A marca de esportivos está cada vez mais em direção a uma frota eletrificada, seja com híbridos plug-in ou totalmente elétricos com zero emissão de gases. De acordo com o CEO da Lamborghni, Stephan Winkelmann, hoje em dia os clientes estão mentalmente preparados para que o seu primeiro produto eletrificado seu um híbrido, para só depois evoluírem para um veículo 100% elétrico: “A percepção do cliente está mudando. Muitas pessoas estão acompanhando as discussões sobre as regulamentações europeias e estão se interessando por tecnologia sustentável. É por isso que vamos mudar para motores híbridos primeiro. Isto nos permitirá abrir a porta para novos clientes que estarão procurando por supercarros 100% elétricos no futuro.”
Crossover elétrico Lamborghini – o primeiro passo para o futuro
Com relação a eletrificação total da montadora, o próximo passo só será tomado após a decisão da União Europeia, que pode extender o prazo máximo para que não sejam produzidos veículos a combustão somente para 2035. Wilkelmann disse: “O primeiro objetivo é lançar dois carros elétricos até 2030. Ainda temos tempo para decidir se manteremos alguns dos motores térmicos vivos ou se mudamos completamente para elétricos. Naturalmente, cumpriremos o pronunciamento do Parlamento Europeu, mas também temos que considerar outros mercados em todo o mundo. Mais uma vez estamos acompanhando a situação de perto, não será uma decisão fácil de tomar”.
A mudança que começa com o novo crossover elétrico Lamborghini parece ainda estar longe para os modelos Huracan e Aventador: “No momento, os motores elétricos são mais adequados para modelos como o crossover e o Urus. Há aspectos que ainda precisam ser analisados em profundidade nos supercarros elétricos, tais como a capacidade de resposta da suspensão, a sensação de frenagem e a entrega de potência. Trabalharemos a fundo sobre isto durante os próximos anos.”
Leia também: Nova Amarok 2023 é revelada – Conheça as versões e motores