Novo motor 1.5 TSI evo 2
A Volkswagem firmou compromisso de investir cada vez mais nos carros eletrificados, pela onda atual da indústria como um todo e também para colocar uma pedra sobre o assunto Dieselgate. Por outro lado, mesmo com todo esse movimento, a montadora ainda acredita nos motores movidos a combustão e a prova disso é a apresentação do novo motor 1.5 TSI evo 2.
O nome é auto explicativo, e deixa claro que o novo motor 1.5 TSI evo 2 é uma evolução do conhecido propulsor 1.5 TSI usado em larga escala nos modelos europeus, que por sua vez tem origem no 1.4 TSI feito no Brasil. A aumento da eficiência veio com a substituição do catalisador de 3 vias e o filtro de partículas por um novo módulo para controle de emissões que agora fica perto do motor.
Novo motor 1.5 TSI evo 2 em detalhes
Essa estratégia usada no novo motor 1.5 TSI evo 2 não só melhorou o resultado final como pode reduzir o uso de materiais raros e ainda ajuda a montadora a estar mais preparado para a próxima atualização das normas de emissão, ainda mais restritivas, que devem ser divulgadas na segunda metade da década na Europa.
Oficialmente chamado de “Active Cylinder Management” (gerenciamento ativo de cilindro), o sistema de desativação de cilindro agora evoluiu para o chamado “ACTplus”.
A transição de quatro cilindros para apenas dois funcionando (e vice-versa) ficou mais suave.
Além disso, o segundo e o terceiro cilindros ficam mais tempo desativados quando o motor está operando em rotações baixas ou médias.
A Volkswagen promete que o processo é “quase imperceptível” para garantir uma operação bem suave.
O novo motor 1.5 TSI evo 2 fará sua estreia na Europa equipando o T-Roc (e a versão conversível), o SUV do Golf. Continuará a gerar 150 cv, subindo para 272 cv na variante híbrida plug-in.
Os próximos da lista deve ser a nova geração do Volkswagen Passat e do Skoda Suberb, que estrearão no ano que vem. Em seguida, chegará ao resto da linha no Velho Continente.
Mesmo que esteja apresentando um motor a combustão, a Volkswagem não perdeu a chance de falar que os carros elétricos serão 70% de suas vendas no final da década.
A empresa é uma das que acredita que os combustíveis sintéticos podem mudar a situação no futuro, tanto que Audi e Porsche estão investindo no desenvolvimento desta tecnologia.