A Ferrari 296 GT3 é uma versão com preparação de pista da 296 GTB e usando um eficiente motor V6 turbo. O modelo é o futuro da Ferrari nas competições da FIA GT3 e IMSA, já que chega para substituir a 488 GT3.
O conceito da Ferrari GT3 foi apresentado em 2020 no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ferrari. Atualmente em fase final de testes, o modelo já rodou dezenas de milhares de quilômetros na pista de desenvolvimento em Fiorano. A estréia da GT3 será nas 24 Horas de Daytona, em janeiro da temporada 2023.
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
As melhorias do motor da Ferrari 296 GT3
Esse motor é o retorno de um V6 turbo com ângulo de 120º em posição central, já visto na 246 SP e sua preparação atende as normas da categoria GT3 em sua totalidade. Além disso, o modelo atende as necessidades das “equipes, pilotos profissionais e ‘gentlemen drivers'”.
Os turbos posicionados dentro do “V” beneficiam diretamente o centro de gravidade e o peso do conjunto. As modificações feitas no motor melhoraram o consumo de combustível sem perder absolutamente nada de performance. Um exemplo foi a acoplar o alternador na caixa de transmissão, o que deixou o conjunto mais compacto.
Essa transmissão de 6 velocidades foi desenvolvida especialmente para a versão de competição e usa embreagem monodisco com atuação eletrônica. As trocas são feitas pelos paddle shifters atrás do volante. A aerodinâmica foi um dos pontos de maior desafio do projeto, já que o downforce precisava ser 20% maior do que a 488 GT3 para se adequar às regras da categoria.
Leia também – Ford Maverick Tremor é a versão mais robusta da picape