Finalmente Chevrolet Equinox EV teve seu lançamento oficializado, depois da apresentação prévia que aconteceu em janeiro. O Equinox EV é a aposta de peso da montadora para o segmento de veículos elétricos. O novo crossover chega com design agressivo, personalidade e com o que há de mais moderno dento do grupo em termos de eletrificação. Ele vai estar disponível nos Estados Unidos no final do ano e chegará ao Brasil em 2024.
Chevrolet Equinox EV em detalhes
Usando a plataforma Ultium da GM já usado por Hummer EV, Blazer EV e Silverado EV, ele já nasceu puramente elétrico, ou seja, não sofreu modificações a partir de um modelo a combustão adaptado. A concepção EV desde o berço dá ao Chevrolet Equinox EV ganhos importantes na sua dinâmica, performance e eficiência energética, além de respeitar todos os parâmetros que se esperam de um carro desse tipo.
A parte mecânica do Equinoxx EV terá duas opções. Uma delas tem 213 cv de potência e 33,4 kgfm de torque, enquanto a outra chega aos 294 cv de potência e 47,8 kgfm de força. A tração é FWD ou e-AWD dependendo da versão, e há três níveis de autonomia: 402 km, 450 km e 482 km.
O design chama atenção, com linhas ousadias e agressivas. Na parte frontal, a iluminação em LED é formado por uma extensa faixa horizontal posicionada junto ao capô e tem os faróis principais logo abaixo, no para-choque. Na parte traseira, chamam a atenção as lanternas interligadas e dispostas na horizontal, que cobrem toda a largura da carroceria.
Na vida real, o Equinox EV esbanja personalidade e se posiciona de forma bem mais clara do que apenas uma mera versão reduzida do irmão maior Blazer EV. São duas versões, que usam a nomenclatura LT e RS. com pacotes específicos para cada uma.
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Ford Maverick Tremor é a versão mais robusta da picape
O Chevrolet Equinox EV LT é a versão de entrada, com rodas de 19 polegadas e detalhes mais enxutos no visual. Já o Equinox EV RS tem rodas de 20 ou 21 polegadas com design mais chamativo e diversos outros elementos exclusivos, como superfícies pintadas em preto brilhante e para-choque com desenho mais esportivo.
Na parte interna, destaque para a ergonomia e qualidade do acabamento. A tela do sistema de entretenimento de 17,7 polegadas é inclinada para o lado do motorista, o painel de instrumentos é 100% digital, tem iluminação ambiente, bancos dianteiros, traseiros e volante aquecidos e até limpador de para-brisa aquecido para evitar o acúmulo de gelo em dias frios.
Os recursos de segurança e assistência à condução agregam frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de manutenção de faixa, auxiliar com aviso de saída de faixa, faróis altos automáticos IntelliBeam, assistente de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, entre outros.