Lamborghini Aventador Ultimae – Última unidade é produzida pela segunda vez

Último Lamborghini Aventador Ultimae - Foto: Divulgação
Último Lamborghini Aventador Ultimae – Foto: Divulgação

O Lamborghini Aventador Ultimae encerrou a produção do super esportivo, que deve ser substituído por um novo modelo híbrido. Porém, após o naufrágio do navio que levou centenas de carros esportivos para o fundo do mar, a marca teve que reabrir a linha de produção.

Foram produzidas 6 unidades, entre a reposição da perdida no naufrágio e algumas unidades extras. O modelo das fotos encerra de forma definitiva uma capítulo importante para o Lamborghini. Agora a unidade derradeira é essa azul clara das fotos, que foi encomendada por um suíço que finalmente vai receber o seu carro.

Último Lamborghini Aventador Ultimae - Foto: Divulgação
Último Lamborghini Aventador Ultimae – Foto: Divulgação

Entenda porque o Lamborghini Aventador Ultimae é uma despedida

Foram exatos 11.465 Lamborghini Aventador produzidos, e a derradeira versão Aventador Ultimae foi produzido com opção Roadster e cupê. O Aventador também foi o primeiro modelo da marca a usar o motor V12 totalmente novo, diferente dos anteriores que eram apenas uma releitura do motor usado desde o 350GT de 1964.

A versão de despedida é a mais forte já produzida, sem usar eletrificação como no caso do Sian que já mostramos aqui. Como já é tradição, o sobrenome LP780-4 descreve o motor “Longitudinale Posteriore”, além dos 780cv de potência despejada nas 4 rodas do carro. A propósito, o modelo tem as rodas traseiras esterçantes. É um enorme motor V12 6.5lt aspirado em posição central que entrega 73,4kgfm de torque aos 6750rpm. Em comparação com o Aventador S são mais 40 cv e com o Aventador SVJ são mais 10 cv de potência.

O Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae é construído com o monocoque de fibra de carbono, pesa apenas 1550kg, e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega a 200 km/h em 8,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 355 km/h. Mesmo com esse desempenho, ele não precisa da grande asa traseira fixa do Superveloce, e adota uma asa ativa com três posições (fechada, performance máxima e dirigibilidade máxima).

São três modos de condução disponíveis, Strada, Sport e Corsa, além de um modo novo, denominado Ego, que permite modificar as configurações da suspensão ativa, direção, tração, parâmetros do câmbio e os mapas de injeção do motor. São 18 cores disponíveis  para a carroceria, mas o cliente pode escolher mais de 300 tons usando o programa de personalização da Lamborghini. São oferecidas rodas de 20″ e 21″ forjadas e com vários acabamentos, calçando pneus Pirelli P Zero Corsa e com pinças de freio de várias cores.

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