1ª unidade do caminhão elétrico da Tesla será entregue em dezembro para Pepsi

Semi, o caminhão elétrico da Tesla - Foto: Divulgação
semi, o caminhão elétrico da Tesla – Foto: Divulgação

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou pelas redes sociais que a 1ª unidade do caminhão elétrico da Tesla, chamado Semi, será entregue em dezembro para Pepsi. A fabricante de refrigerantes norte-americana será a primeira empresa do mundo a receber o cobiçado caminhão elétrico para uso comercial.

Sem dar muitos detalhes, Elon Musk se reservou a informar que o Semi terá autonomia  para rodar 800 km, enfatizando que ele era “super divertido de dirigir”. A título de curiosidade e comparação, essa autonomia declarada já seria o suficiente para ir de São Paulo (SP) à Florianópolis (SP) sem paradas para recarga. 

O caminhão elétrico da Tesla foi anunciado em novembro de 2017, com promessa de chegar aos 100km/h em apenas 5 segundos quando estiver sem a carreta. Já com a carreta engatada e carga de 36.287kg, o tempo para chegar aos 100km/h aumentaria para 20 segundos.

semi, o caminhão elétrico da Tesla - Foto: Divulgação
Semi, o caminhão elétrico da Tesla – Foto: Divulgação
semi, o caminhão elétrico da Tesla - Foto: Divulgação
Semi, o caminhão elétrico da Tesla – Foto: Divulgação
semi, o caminhão elétrico da Tesla - Foto: Divulgação
Semi, o caminhão elétrico da Tesla – Foto: Divulgação

A autonomia do caminhão elétrico da Tesla

Dependendo da configuração das baterias e carregado até o seu peso bruto total homologado, o Semi teria um alcance projetado de 800 km e 483 km. Em um Tesla Megacharger, a recuperação de carga para rodar 643 km de alcance deve acontecer em apenas 30 minutos. 

Mais tarde, Elon Musk afirmou que o caminhão elétrico da Tesla poderia receber futuramente uma nova versão com autonomia podendo chegar a incríveis 1.000 km, upgrade que o executivo considera “fácil” de atingir. Em setembro de 2022, a montadora de Musk atualizou a página de Tesla Semi, mudando o setup de quatro motores elétricos para apenas três propulsores alimentados por baterias.

Logo depois do lançamento do caminhão elétrico da Tesla, a PepsiCo fez um pedido de 100 unidades do Tesla Semi, seguida do Walmart Canadá com outras 130 unidades e da Anheuser-Busch com outras 40 unidades. A Frito-Lay reservou outras 15 unidades.

A Tesla planejava iniciar as entregas do Semi em 2019, mas inevitavelmente a produção atrasou. Mesmo assim, há várias fotos e vídeos de flagras dos testes do caminhão elétrico Tesla. As unidades de pré-produção estão saindo de Nevada, mas a Tesla também pretende construí-las nas instalações da Giga Texas. 

 

Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1

Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos