O Renault Sandero é um dos principais produtos da marca no mercado brasileiro, mas agora sai de linha, encerrando uma história de 15 anos de sucesso. Hoje, a única versão do hatchback que está nas lojas é a versão S Edition com motor 1.0. Porém, a montadora enviou um comunicado à imprensa tratando do lançamento do Stepway 1.0. Essa nova configuração substitui o Sandero S Edition, indicando o fim do modelo para nosso mercado. O carro ainda aparece no configurador do site por ter unidades remanescentes no estoque das concessionárias.
Em maio de 2020, a Renault anunciou uma estratégia que levaria a uma nova geração para o Sandero e para o Logan, que compartilhariam plataforma com a Nissan, mas os planos mudaram. Uma nova estratégia chamada Renaulution foi anunciada em 2021, com a intenção de posicionar a marca na América Latina, passando a vender carros mais refinados, caros e, portanto, mais lucrativos.
Luca de Meo, CEO da fabricante francesa, reiterou as intenções da Renault em uma coletiva de imprensa feita no Brasil. Na ocasião, ele disse que o Renault Sandero e o Logan sobreviveriam por “mais um par de anos”, dando sequência ao ciclo de vida de ambos. Mas na prática, o que se viu foi uma redução da oferta da dupla com o passar do tempo. A esperada versão automática CVT do Renault Logan durou menos de dois anos e encerrou as vendas em fevereiro passado, enquanto o Renault Sandero foi reduzido a uma única versão, a S Edition, sepultando até mesmo a versão esportiva RS. Até mesmo o recém lançado Stepway 1.0 não deve durar muito tempo no mercado.
O foco da Renault passa a ser um novo SUV compacto, o primeiro produto com a plataforma CMF-B a ser produzido em São José dos Pinhais (PR), e com porte de Fiat Pulse. O novo produto já foi confirmado pela montadora e deve estrear o motor 1.0 turbo no país, embora não tenha uma data de lançamento definida.
A história do Renault Sandero no Brasil
Nascido em 2007, o Renault Sandero foi apresentado no Salão de Frankfurt, como parte da marca Dacia e sendo produzido com a plataforma B0 da terceira geração do Clio. As vendas no mercado brasileiro começaram em dezembro daquele ano, posicionado acima do Clio nacional. Quando o Clio saiu de linha, manteve o posicionamento, sendo a alternativa maior e mais equipada do que o Kwid.
A segunda geração chegou na Europa em 2012, mas só chegou ao país em 2014, já que por aqui, havia ganhado uma reestilização em 2011. Com um posicionamento focado no custo-benefício, ganhou melhorias ao longo da vida como a chegada dos novos motores 1.0 e 1.6 SCe. A versão Stepway foi lançada em 2009 com a pegada aventureira, e passou a ser tratado como um modelo próprio em 2017.
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