Porsche 911 Carrera T 2023, que destaca câmbio manual

Porsche 911 Carrera T 2023 - Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera T 2023 – Foto: Divulgação

O novo Porsche 911 Carrera T 2023 chega como uma versão intermediária entre o Carrera e o Carrera S, com destaque para o câmbio manual. A geração 992 do Porsche 911 estreou mundialmente em 2018. Como já é tradição, as versões foram reveladas em doses homeopáticas, começando com o Carrera. Depois chegaram o Turbo, GT3, GTS e GT3 RS, para só agora a marca revelar mundialmente o novo Porsche Carrera T 2023.

O mais novo integrante da família chega empurrado pelo famoso motor boxer 6 cilindros de 3,0 litros biturbo que nesta configuração entrega 385 cv de potência e 47,76 kgfm de torque. A potência é a mesma do 911 Carrera “básico”, mas o pulo do gato está no câmbio manual de 7 marchas de série. Como opcional sem custo extra, o Porsche 911 Carrera T 2023 pode vir com  uma transmissão automatizada de dupla embreagem PDK de 8 velocidades.

A Porsche explica que a linha T sempre tem equipamentos que melhoram tanto o desempenho como o prazer ao dirigir. Nesse caso, o peso foi reduzido para 1.476 kg, uma redução de 43,3 kg em comparação com o Carrera, após a retirada do banco traseiro.

Porsche 911 Carrera T 2023 - Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera T 2023 – Foto: Divulgação

Porsche 911 Carrera T 2023 em detalhes

O esportivo tem diferencial traseiro de deslizamento limitado por acionamento mecânico, que varia a distribuição do torque para as rodas traseiras, que ajuda no contorno de curvas em velocidades mais altas. Segundo a Porsche, o Carrera T vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos com câmbio manual ou 3,8s com transmissão PDK, ambos com velocidade máxima de 291 km/h.

Outro diferencial importante do Porsche 911 Carrera T 2023 é a suspensão esportiva PASM que inclui uma redução da altura em relação ao solo em 10 mm. A versão também soma o pacote Sport Chrono, o que significa que você terá um relógio no topo do painel e recursos como controle de largada. Opcionalmente, a fabricante oferta o sistema de eixo traseiro direcional.

Visualmente, o Carrera T tem rodas Titanium Grey Carrera S de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira que são calçadas com 245/35 e 305/30, respectivamente. Detalhes como retrovisores, a grelha da tampa do motor e o logotipo 911 Carrera T traseiro são pintados de cinza Ágata, enquanto o escapamento tem acabamento em preto brilhante. 

Porsche 911 Carrera T 2023 - Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera T 2023 – Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera T 2023 - Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera T 2023 – Foto: Divulgação

A parte interna do Porsche 911 Carrera T 2023 tem volante GT Sport e bancos Sport Seats Plus com revestimento em cinza escuro. Além da redução do isolamento acústico e da retirada dos bancos traseiros, os vidros são mais finos e a bateria é menor.

De acordo com a Porsche, a letra “T” na designação do Porsche 911 Carrera T significa Touring e está diretamente ligado à homologação do 911 T como um carro de turismo em 1968, que foi comercializado em sua primeira série até 1973. Em 2017, a Porsche ressuscitou esta versão de proposta mais leve e sem filtros do 911 na geração anterior 991. De lá para cá, a marca alemã expandiu a linha T para outros modelos da gama, á exemplo do 718 Cayman T, 718 Boxster T e Macan T.

Posicionado entre as versões Carrera (R$ 769.000) e Carrera S (R$ 929.000), o novo 911 Carrera T já está em pré-venda no Brasil pelo preço de R$ 815.000.

Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022

Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1

Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos