A Ford confirmou oficialmente que o Ford Fiesta vai sair de linha em junho de 2023, após 47 anos de mercado. A montadora planeja substituir o icônico hathback por uma versão totalmente elétrica do SUV compacto Puma, saindo da fábrica de Craiova, na Romênia. A despedida foi anunciada com um vídeo emocionante de dois minutos.
O Ford Fiesta vai sair de linha após colocar nas ruas nada mais do que nove gerações. A versão de quatro portas terá a sua produção mantida até a metade de 2023. Os pedidos ainda estão sendo aceitos e a Ford vai manter as reservas disponíveis até que todo o volume de produção restante seja preenchido.
A história do Ford Fiesta
Lançado em 1976, o Ford Fiesta teve mais de 18 milhões de unidades construídas e entregues em todo o mundo, se espalhando por pelo menos 13 países diferentes ao redor do globo, incluindo o Reino Unido, Espanha, México, Argentina, Brasil, África do Sul, e mais.
Na Brasil, o Ford Fiesta foi apresentado em 1994, num momento complicado para a montadora após o fim da Autolatina. A chegada de novos produtos era uma prioridade para que a Ford se mantivesse no mercado brasileiro, e o pequeno hatchback foi o escolhido, sendo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Chegou às lojas importado da Espanha, já na sua terceira geração, em 1995.
Já em 1996 a produção do modelo nacional começa em São Bernardo do Campo, apoiado pelo lançamento da versão picape Courier. A quinta geração chegou em 2003, saindo da fábrica de Camaçari e inaugurando uma nova identidade visual chamada New Edge, além da chegado da versão sedan.
A sexta geração chegou em 2010 importada do México e rebatizado de New Fiesta, com a versão sedan sendo lançada primeiro, seguida do hatchback em 2011. A produção nacional dessa geração começou em 2013 na fábrica em SBC, mas somente na versão hatchback.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos