O Renault Kwid E-Tech custa R$ 146,990, o que o torna o carro elétrico mais barato a venda no mercado brasileiro. A proposta é totalmente urbana, e sua suspensão com boa altura do solo dá conta do recado quando exigida em bairros, lombadas e valetas. Quando levado para as marginais de São Paulo (SP), ele se destaca no trânsito, saindo com agilidades nos semáforos e força para as subidas. A direção é rápida, aumentando a sensação de que o carro está sob controle nas suas mãos.
A motorização é a mesma do primo europeu Dacia Spring, mas ajustada para entregar 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque. A sensação de força imediata levada às rodas nos carros elétricos torna a experiência divertida. A potência cai para apenas 45 cv e a velocidade máxima fica limitada aos 100km/h quando a função ECO está ativada. Essa função também atua aumentando a regeneração de energia nas frenagens.
5 perguntas sobre o Renault Kwid E-Tech
O quanto consigo rodar com uma carga nas baterias?
Como o modo ECO ativado 100% do tempo e rodando sempre em ciclo urbano, o Renault Kwid E-Tech consome entre 10,5 e 12,0 kWh para cada 100 km rodados. Se considerarmos que a bateria tem capacidade total de 25 kWh líquidos (26,8 kWh brutos), a autonomia fica entre 208 km e 238 km com uma carga completa. Os dados de consumo tem algumas variáveis que devem ser consideradas, como a topografia, clima e perfil de condução.
Como ele se comporta na cidade e na estrada?
A proposta do Renault Kwid E-Tech é totalmente urbana, então esse é o habitat natural do pequeno elétrico. Mas ele encara a estrada com bravura, desde que não passe dos 110km/h, pois nesses casos o consumo da bateria aumenta exponencialmente, já que sua velocidade máxima é de apenas 130km/h.
O espaço interno é bom? Qual o tamanho do porta-malas?
O Renaut Kwid E-Tech é totalmente baseado na versão a combustão, o que faz com que ambos tenham as mesmas medidas externas. Porém, na parte interna, o modelo elétrico leva apenas 4 passageiros, diferente da versão à combustão, que levam 5 podem levar cinco pessoas. Considerando que é um modelo subcompacto, o espaço para os ocupantes do banco dianteiro é bom, diferente dos passageiros do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade de acomodar apenas 290 litros.
O Kwid E-Tech vale a pena, ou devo apostar na versão a combustão?
O Renault Kwid E-Tech custa praticamente o dobro do valor cobrado pelo Kwid Outsider, a versão topo de linha equipada com motorização Flex. Mas os R$ 146.990 o deixam alinhados com o JAC e-JS1 de R$ 159.990 e o Caoa Cherry iCar de R$ 149.990.
O Renaut Kwid E-Tech é um carro honesto que entrega o que se espera do conceito do produto, sem luxos ou tecnologias inovadoras, mas que cumpre seu papel oferecendo baixo consumo de energia e praticidade no uso diário. É uma excelente opção para quem quer entrar na onda dos carros elétricos.
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