O novo Audi Q8 e-tron teve o início da sua produção na planta de Bruxelas anunciado pela montadora na quarta-feira (14). De lá já saíram 160.000 unidades desde o lançamento da linha, em 2018. O modelo é o primeiro elétrico de produção em série da Audi, cujas vendas não param de crescer e chegaram a 43.866 unidades no ano passado.
Os planos para o futuro próximo são aumentar a produção da fábrica de Bruxelas, que vai começar a montagem do SUV compacto Q4 e-tron, hoje montado na fábrica de Zwickau, Alemanha. Antes deste movimento, o plano é consolidar a produção da Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback.
Gerd Walker, membro do conselho de produção e logística da Audi, comemora: “Bruxelas fez um valioso trabalho pioneiro. Estamos aprendendo com nossa experiência de ter entregue cerca de 160.000 veículos em todo o mundo. Como próximo passo, aproveitaremos essa experiência para aumentar a produção de baterias em Ingolstadt.”
O novo Audi Q8 e-tron foi revelado em novembro, apresentando uma nova linguagem de design para a linha de elétricos da Audi, com novo logotipo em duas dimensões, nova grade dianteira e uma faixa de LEDs conectando os faróis e iluminando esse novo logotipo, definindo uma nova assinatura luminosa.
Audi Q8 e-tron com baterias Samsung
Outra novidade importante é a troca das células de baterias da LG para Samsung. O motivo é fazer frente ao Tesla Model Y de 528km de autonomia, bem mais do que os 355km do Q8 e-tron. O tamanho do conjunto de baterias é o mesmo, mas há uma quantidade maior de células, aumentando de 95 kwh para 114 kwh (106 kwh de capacidade utilizável).
O aumento é de 23% de energia utilizável, que se transformam em uma autonomia pelo menos 30% maior. Esse é o resultado das melhorias aerodinâmicas do novo Audi Q8 e-tron que ganhou persianas ativas na grade frontal e teve a parte inferior revisada, diminuindo o coeficiente de arrasto.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos