O combustível sintético da Porsche atende pelo nome eFuel, e seu desenvolvimento vai de encontro ao movimento que discute o fim dos carros movidos por motores a combustão. O Porsche se movimenta junto ao mercado e gasta milhões de dólares em investimentos na eletrificação de seus produtos. Por outro lado, a montadora alemã não desiste dos motores tradicionais, e iniciou a produção do eFuel no Chile.
O primeiro lote do combustível sintético da Porsche já foi produzido, e um 911 foi abastecido em comemoração ao momento histórico. O efuel usa dióxido de carbono e água, além de grande quantidade de energia eólica na sua produção. Essa característica é o que definiu a início da produção em Punta Arenas, que além de muito vento, também é uma área de fácil acesso para exportação.
Barbara Frenkel é membro do Board executivo da Porsche AG, e explica: “A Porsche está comprometida em dobro, com a mobilidade elétrica e o eFuel como uma tecnologia complementar. O eFuel reduz as emissões de CO2. Olhando para todo o setor, a produção industrial de combustível sintético crescerá ao redor do mundo. Com esta planta piloto, a Porsche está na liderança deste desenvolvimento”, disse ela.
A primeira fase da produção tem volume bastante limitado, com apenas 130 mil litros anuais, destinados a projetos como a Porsche Cup e Porsche Experience Centers. Já em 2025, a produção saltará para 55 milhões de litros por ano, chegando aos 550 milhões de litros até 2027 com a abertura de plantas nos Estados Unidos e Austrália. Segundo a montadora, o combustível sintético da Porsche deve abastecer 1,3 bilhão de veículos a combustão “sobreviventes” ao redor do mundo.
“O potencial do eFuel é gigante. Há mais de 1,3 bilhão de veículos com motores a combustão ao redor do mundo. Muitos deles ainda estarão nas ruas nas próximas décadas e o eFuel oferece aos proprietários desses carros uma forma de emissão neutra de carbono” – Michael Steiner, membro do Board para desenvolvimento e pesquisas na Porsche AG.
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