A lista com os carros brasileiros que saíram de linha em 2022 é formada por muitos projetos antigos que demandariam muito investimento para adequação às normas do Proconve L7, além de modelos que não “emplacaram” e tinham pouca representatividade dentro do portfólio das montadoras.
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – Hyundai iX35
O SUV chegou ao Brasil como a segunda versão do Tucson. Lançado em 2010, teve aproximadamente 112 mil unidades vendidas, onde seu melhor desempenho foram 15 mil unidades vendidas ao longo do ano de 2014. A Caoa emitiu nota sobre o encerramento da produção em fevereiro passado, alegando dificuldade com a atualização do projeto.
Hyundai Tucson
A geração atual do Tucson teve desempenho inexpressivo de vendas, com apenas 1550 unidades vendidas em 2021, o que o fez ocupar desonrosa posição de 39° SUV mais vendido do país. A produção foi pausada na mesma época do iX35, com a promessa de atualizações a até uma versão híbrida para o Brasil, o que foi engavetado.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – Hyundai HB20X
A versão “aventureira”do HB20 teve o seu fim decretado em virtude do baixo volume de vendas. Em 2021, o hatch representou apenas 10,2% das vendas totais do modelo.
Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 2
A dupla de SUV´s encerrou a sua produção após o fechamento temporário da fábrica de Jacarei (SP). A fábrica está em reforma, que deve duram 2 anos, para então estar apta a produzir modelos híbridos e elétricos. Os SUV´s ainda produzidos estão saindo da planta de Anápolis (GO) usando regime CKD, recebendo peças da China e apenas montando com alguns componentes nacionais.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – BMW X2
O SUV compacto não se adaptou bem no Brasil, com vendas muito abaixo da expectativa. Sendo assim, já em fevereiro a montadora tirou todas as versões do X2 do configurador no site oficial.
Honda Accord
O Honda Accord foi o primeiro modelo com tecnologia híbrida da marca a ser vendido no Brasil. Lançado em agosto de 2021, durou apenas 6 meses e teve pouquíssimas unidades vendidas ao salgado preço de R$ 299.990. O modelo deixou de figurar no site oficial já em janeiro.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance
A lei da oferta e demanda tornou a vida do modelo muito difícil no Brasil. Com baixa procura, o modelo fabricado na Hungria tornou-se inviável. Vendido a partir de R$ 292.900, o Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance deixou de ser comercializado em março.
Volkswagen Voyage
O Voyage fez história como a versão sedã do Gol, e esteve a venda por 14 anos. O modelo sai de linha não só no Brasil, mas em toda a América Latina. As concessionárias na marca não estão aceitando novas encomendas, mas a versão com motor 1.0 de três cilindros, que gera 76 cv de potência e 9,7 kgfm de torque ainda aparece no site oficial.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – Volkswagen Gol
O pequeno hatch teve várias gerações e é o carro mais vendido da história da industri nacional. Foram 42 anos de mercado, com despedida com direito a versão Last Edition com produção limitada a apenas 1000 unidades. O posto de carro de entrada da marca passa a ser ocupado pelo Polo.
Renault Sandero
O Sandero foi o modelo mais tradicional da marca francesa no mercado brasileiro, sendo vendido por 14 anos. A produção foi encerrada e a versão “aventureira” ganha sobre vida como Renault Sptepway, que ganhou opçõa de motor 1.0 e tem preço inicial de R$ 77.990.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Carros brasileiros que saíram de linha em 2022 – Suzuki Jimny
O Jimny é maus um modelo da marca a sucumbir ao mercado brasileiro, depois do S-Cross e do Vitara. O motivo foram as regras do Proconve L7, fazendo com que apenas a versão Sierra continue disponível. Agora apenas os modelos Mitsibishi Eclipse Cross e L200 continuam saindo da fábrica de Catalão.
Volvo S60 e S90
Os sedãs eram importados e deixaram de ser vendidos no Brasil devido a baixa procura. Outro fator determinante para a decisão da montadora, foi a nova estratégia focada na eletrificação da frota.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos