O novo Porsche Cayenne Turbo GT é um SUV-cupé super esportivo, cujo grande diferencial é seu desempenho. Sua volta no famoso circuito de Nürburgring foi feita em 7 minutos e 38,9 segundos, um desempenho incrível pra um SUV para 4 passageiros, com peso de 2.200 kg e porta-malas de 1.400 lt de capacidade. Para efeito de comparação, o tempo é melhor do que o Porsche 911 GT3 2007 marcou.
Grande parte do mérito está no motor do Porsche Cayenne Turbo, um V8 4.0 turbo de 640 cv de potência e 86,5 kgfm de torque, acoplado a transmissão automática Tiptronic S de 8velocidades. Os componentes internos foram reforçados para aguentar os turbos maiores com 1,6 bar de pressão. Além disso, o SUV ganhou alterações nos bicos injetores e no sistema de escape que agora tem apenas um catalisador e foi reforçado com titânio do meio até as saídas centrais.
O quão rápido é o Porsche Cayenne Turbo GT
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, 0 a 160 km/h em 7,7 s e 0 a 200 km/h em 12,2 s com o pacote Sport Chrono. Para melhorar o “chão” do Porsche Cayenne Turbo, a sua dinâmica também foi aprimorada com um ajuste mais firme da suspensão Porsche Active Suspension Management, amortecedores adaptativos, Dynamic Chassis Control com barras anti-rolagem ativas, além de pneus Pirelli P Zero Corsa de alto desempenho e um conjunto de freios de composto cerâmico.
Como versão topo de linha, o Porsche Cayenne Turbo GT ganhou itens de acabamento e design exclusivos. O para-choque dianteiro tem entradas de ar maiores, rodas GT Design de 22 polegadas ganharam a cor Neodímio acetinado, os retrovisores tem a parte superior coberta em fibra de carbono. Na traseira, o difusor de ar na para-choque e o spoiler de teto tem acabamento em fibra de carbono.
Na parte interna, o Porsche Cayenne Turbo GT oferece muita Alcântara no acabamento dos bancos, portas, console volante, parte superior do painel e alavanca de câmbio. O painel de instrumentos tem o tradicional conta-giros analógico ao centro, ladeado por duas telas configuráveis nas laterais.
Já o sistema multimídia está com a útima versão do PCM 6.0, que entrega excelente resposta ao toque, Android Auto e Apple CarPlay sem fios. O excelente sistema de som tem surround Burmester3D, 20 alto-falantes totalizando 1.455 watts, subwoofer ativo de 400 watts e amplificador. O Porsche Cayenne Turbo GT está disponível no Brasil por R$ 1.343.394 iniciais.
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também – Novo Volkswagen Polo 2023: Conheça as versões, preços e equipamentos