O último esportivo de verdade do segmento se despede do mercado nacional, após o seu motor sucumbir às novas regras de emissões do Programa Proconve que entram em vigor em 2022. O Sandero RS Finale combina uma carroceria pequena, motor espirado grande e câmbio manual de 6 velocidades, uma receita com infalível para um esportivo focado no desempenho. Todo esse pacote de características com preço abaixo dos R$ 100 mil.
Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da montadora: “O Sandero R.S. 2.0 é um carro emblemático para a Renault do Brasil e possui uma legião de fãs apaixonados pelo modelo. Por isso, preparamos uma despedida especial para encerrar o ciclo de produção do esportivo”.
A versão esportiva do Sandero foi lançada a 14 anos, estreando em 2007, com quase 5000 unidades produzidas. O esportivo chegou com suspensão e direção retrabalhados pela divisão esportiva Renault Sport, além de pneus de alta performance Michelin Pilot Sport 4.
Sandero RS Finale em detalhes
A versão Finale será limitada a apenas 100 unidades produzidas, e tem uma série de mimos aos compradores. Entre os itens exclusivos, uma caixa com pôster com um desenho técnico do modelo e alguns itens da griffe RS, incluindo boné, chaveiro, garrafa e carteira.
Internamente, destaque para a plaqueta de metal numerada no console central, identificando a versão de despedida. Como itens de série, 4 airbags, ar condicionado automático, tela multimídia de sete polegadas, abertura elétrica do porta-malas, direção eletro-hidráulica, ESP+HSA , computador de bordo, banco em tecido com acabamento exclusivo, luzes diurnas em LED e vidros e travas elétricas.
O motor 2.0 F4R é preparado pela divisão esportiva e entrega 150cv de potência e 20,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 velocidades de relações curtas. De acordo com a Renault, o RS vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos com gasolina e 8,0 segundos com etanol, com máxima de 200 km/h com gasolina e 202 km/h com etanol. Um verdadeiro Hot Hatch com pegada bem purista para os entusiastas.
Neste post falamos sobre outro hot hatch, o Clio V6