O Projeto de Lei 2679/22 que pretender liberar os brasileiros para comprar carro com FTGS foi apresentado na Câmara dos Deputados em 24 de outubro de 2022 e ao longo de 2023 deve ser analisado pelas seguintes comissões: Trabalho, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação e de Cidadania. O deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) é autor do projeto e garante que o mercado deve se aquecer após a aprovação da pauta: “Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor. Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”, disse ele.
O Projeto de Lei deve alterar a Lei do FGTS, que hoje permite apenas a movimentação para pagamento de financiamento habitacional e em caso de doença grave, entre outras hipóteses. A outra forma de ter acesso ao recurso é após a demissão sem justa causa pelo empregador.
A possibilidade de comprar carro com FTGS gera expectativa por grande parte da população brasileira, após todas as dificuldades durante a pandemia e a desvalorização da moeda. São motivos que tornaram a compra de uma automóvel muito mais distante para muitas pessoas.
Em números absolutos, 2022 teve 1.957.699 veículos registrados, o que representa um recuo de 0,85% na comparação com 2021, e praticamente o mesmo número de 2020, quando o país vivia o momento mais grave da crise sanitária.
Leia também – Top 10 Carros elétricos mais rápidos do mundo
Leia também – TOP 20 – Carros mais caros do mundo 2022
Leia também – Carro elétrico, o lado ruim que ninguém conta
Leia também – Entenda as mudanças na Lei do Insulfilm e evite multas