A Fiat Strada Turbo 2024 surge com a incorporação do motor T200, lançando-se em uma batalha direta contra a Chevrolet Montana. Apesar da Montana ostentar maior tamanho, a Strada visa atrair uma clientela interessada em picapes de cabine dupla nesta faixa de preço. Este motor de 1.0 turbo, composto por 3 cilindros, adota injeção direta e emprega o sistema de válvulas MultiAir. A potência oscila entre 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, acompanhada por um vigoroso torque de 21,4 kgfm. A transmissão automática CVT proporciona uma simulação convincente de 7 marchas.
Fiat Strada Turbo 2024 – consumo e preços
Esse conjunto motriz é idêntico ao presente nos modelos irmãos Pulse e Fastback. De acordo com os dados do Inmetro, os números de consumo se aproximam dos 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l em estradas com gasolina, enquanto com etanol atingem respectivamente 8,3 km/l e 12,1 km/l. A aceleração de 0 a 100 km/h é executada em 9,8 segundos com gasolina e 9,5 segundos com etanol.
Com o intuito de acomodar esse propulsor mais vigoroso, a Fiat Strada Turbo 2024 implementou molas e amortecedores de maior rigidez, juntamente com uma recalibração da direção elétrica e melhorias nas pinças de freio dianteiras. O objetivo primordial é otimizar a dirigibilidade diante do incremento de potência. A desempenho já satisfatório da picape com o motor 1.3 aspirado é agora potencializado pela introdução do novo motor turbo, conferindo-lhe uma dose adicional de vitalidade.
A Fiat Strada Turbo 2024 apresenta-se em duas versões direcionadas para atividades recreativas: a Ranch e a Ultra. Com um preço de R$ 132.990, a versão Ultra propõe uma abordagem mais urbana, enquanto a Ranch adota uma postura mais aventureira. Distinções se fazem notar em termos de acabamento e, notavelmente, nos pneus, que podem ser de uso misto ou exclusivamente para asfalto nas rodas de 16″. Os pacotes de equipamentos são em sua maioria semelhantes, incluindo recursos marcantes como ar-condicionado automático, faróis em LED, faróis de neblina em LED, estribos laterais, sistema multimídia com tela de 7″ e espelhamento sem fio, além de carregamento por indução.
Nesse valor, a Fiat Strada Turbo 2024 apresenta-se como uma alternativa econômica em relação às versões automáticas da Chevrolet Montana 1.2 turbo. Contudo, ela fica em desvantagem em termos de tamanho e alguns atributos, como a ausência de piloto automático e partida por botão com chave presencial. Embora seja uma opção atrativa, ainda se vislumbra margem para aprimoramentos, particularmente no que se refere aos recursos de segurança, uma vez que a picape dispõe apenas de 4 airbags e sistemas de controle de tração e estabilidade.
Leia também – Fiat Fastback 2024 – Versões, preços e motores