O mais recente lançamento da Ford, o Mustang GTD, foi revelado como uma versão de rua meticulosamente adaptada, inspirada nos carros de corrida GT3. Essa nomenclatura presta homenagem à categoria GTD da IMSA, na qual o Mustang GT3 compete nos Estados Unidos. Com produção limitada, o modelo é um campo de experimentação para tecnologias de vanguarda, notadamente suspensão adaptativa e aerodinâmica ativa, aprimorando suas capacidades de performance ao escapar das amarras das regras de competição.
Previsto para chegar ao mercado até o início de 2025, o Mustang GTD ostenta um preço inicial imponente de US$ 300 mil (equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão), com aquisições cuidadosamente selecionadas, seguindo a abordagem empregada no icônico Ford GT.
Novo Ford Mustang GTD em detalhes
Sob o capô, um robusto motor V8 5.2 supercharged projeta uma impressionante potência de 800 cv, estabelecendo um novo patamar para a linha Mustang e entregando um desempenho de destaque, especialmente em faixas de rotação acima das 7.500 rpm.
A transmissão de 8 velocidades, dotada de dupla embreagem, se acopla a um transeixo de fibra de carbono, engenhosamente situado na traseira do veículo. Essa configuração contribui para uma distribuição de peso otimizada. Além disso, o controle de tração variável acrescenta versatilidade, enquanto a suspensão semi-ativa possibilita a afinação da rigidez da mola e da altura do carro. Na parte dianteira, uma elaborada suspensão de sistema duplo A é empregada, enquanto a traseira adota um design pushrod.
Os pneus do Mustang GTD exibem uma largura de 12,8 polegadas na dianteira e 13,58 polegadas na traseira, calçando as rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. Uma alternativa oferecida é a seleção de rodas de magnésio forjado, cujo estilo é inspirado no GT3. Freios de carbono-cerâmica, fornecidos pela Brembo, compõem o equipamento padrão.
A incorporação extensiva de fibra de carbono na carroceria desempenha um papel fundamental na busca pela redução de peso, com componentes como o splitter dianteiro, capô, saias laterais, teto e difusor traseiro adotando esse material leve e resistente. Adicionalmente, opções de customização incluem mais peças de fibra de carbono, bem como um pacote aerodinâmico que incorpora flaps dianteiros controlados hidraulicamente, assoalho de fibra de carbono e uma asa traseira ativa.
No interior do Mustang GTD, o requinte se mistura com a funcionalidade, combinando couro, fibra de carbono e suede Miko. O habitáculo acomoda confortavelmente duas pessoas em bancos Recaro de qualidade superior. Um pacote opcional apresenta detalhes em titânio, produzidos através de impressão 3D, para os paddle shifters, o seletor de marchas giratório e a placa numerada do modelo. Vale destacar que o titânio utilizado nessas peças é proveniente de partes de caças Lockheed Martin F-22 aposentados.
Leia também – VW Golf 2024 terá conjunto híbrido em todas as versões