O Lamborghini Sián é o primeiro modelo híbrido da marca, e surpreende em todos os aspectos. A referência que deu nome ao primeiro superesportivo da marca a venda e que usa eletricidade, vem do bolonhês e tem o significado de “relâmpago”. Ele sai ao preço de US$ 3,6 milhões, algo acima de R$ 15 milhões por aqui.
O inovador trem de força híbrido do Sián anuncia a direção dos carros super-esportivos Lamborghini, e o Sián Roadster reafirma o desejo de estilo final da Lamborghini à medida que avançamos em direção a uma eletrificação exigente de amanhã
CEO Stefano Domenicali
São dois motores, que em conjunto entregam 820cv de potência, levando o carro de 0-100km/h em apenas 2.9 segundos usando tração integral. O motor a combustão é o mesmo do Aventador SVJ, um monstro V12 6.5 de 770cv a 8500rpm e que gera um pico de 73,4 kgfm nos 6750 rpm. Ele é auxiliado até os 130km/h pelo motor elétrico de 48 volts, que usa sistema de frenagem regenerativa e carrega a bateria em movimento. A combinação de tudo isso leva a velocidade máxima aos 350km/h, a mesma do irmão mais velho Aventador SVJ.
O Lamborghini Sián o primeiro híbrido da marca não é primeiro modelo a desfrutar de tecnologia elétrica no seu conceito. Tudo começou lá atrás, em 2014, com o protótipo LPI 910-4, um híbrido plug-in. Já em 2017 foi apresentado o conceito Terzo Millenio, um carro totalmente elétrico.
Quando a Lamborghini apresentou o Sián, com inspiração direta no Terzo Milenio, veio junto o futuro do design da marca para os próximos lançamentos. Ele chegou não só como o modelo mais potente da marca, mais também como um dos mais exclusivos, com apenas 63 unidades produzidas e todas vendidas antecipadamente. Com a chegada do modelo Roadster, a exclusividade aumenta mais ainda, com apenas 19 unidades produzidas, também já vendidas. O Sián Roadster abre mão do teto, mas carrega o mesmo design do cupê. O modelo das fotos ostenta a cor Blu Uranus com interior branco e rodas coloridas.