A VW ID.Buzz AD é a nova Kombi elétrica e teve seus primeiros protótipos apresentados pela divisão de veículos comerciais da montadora. O modelo tem foco total na condução autônoma, e promete ser o melhor veículo do segmento. Para isso, a Volkswagen fez investimentos de 1,9 bilhão de libras, algo em torno de R$ 14 bilhões, na startup Argo AI, especializada em veículos autônomos.
Ainda com visual camuflado em branco e preto, o VW ID.Buzz AD é um dos 5 protótipos baseados no Id Buzz. A intenção é que o modelo seja usado em serviços de mobilidade Moia, que já tem um serviço de caronas em micro-ônibuseletrico, a partir de 2025. Com lançamento previsto para 2022, a condução totalmente autônoma estará disponível até 2025, quando atingir a certificação de Nivel 3. Uma atualização de sistema deve acontecer em 2030, tornando o modelo um Nivel 4 e a partir de então, sem a necessidade de interferência humana para a condução.
A empresa Argo AI é parceira do projeto e está testando a tecnologia nas ruas de Munique (Alemanha), onde os dados dos modernos sensores são direcionados aos sistemas lidar, radar e câmeras, criando uma imagem “real” do entorno do veículo em movimento. A tecnologia lidar é um potente scaner a laser instalado no teto do VW ID.Buzz AD que consegue detectar objetos a até 400 metros à frente do ID Buzz AD.
Especula-se que o seu “Modo Geiger” já patenteado, possa reconhecer até mesmo fótons, o que faz com que objetos que reflitam sutilmente o seu laser possam ser detectados. De acordo com o CEO da montadora, Herbert Diess, CEO da Volkswagen, alega que a montadora está buscando a maior complexidade possível nos testes que estão sendo realizados.
Christian Senger, chefe de direção autônoma da VW: “Um reconhecimento de ambiente de quatorze câmeras, seis lidar e onze sensores de radar, distribuídos por todo o veículo, pode detectar muito mais do que um motorista humano de seu assento.”
Nesse post, falamos sobre outro assunto, a despedida do Sandero RS com a versão Finale