A escolha certa do seu pneu envolve vários fatores. Ele é um componente importante e a escolha correta, além de garantir sua segurança e o conforto ao dirigir, evita o desgaste prematuro dessa parte tão importante do veículo. Manter as medidas constantes no manual do veículo evita problemas de segurança, que envolvem a suspensão, caixa de direção, terminais de direção dentre outros componentes.
Conforto x Performance
A escolha certa do seu pneu envolve a decisão entre os tipos de perfil. Pneus de perfil mais alto entregam mais conforto, principalmente em terrenos irregulares como paralelepípedos ou vias esburacadas. Além disso elas protegem muito mais as rodas contra impactos que acabam gerando desalinhamento delas e também na geometria de direção. Eles também “perdoam” mais a negligência com a calibragem fora da especificação.
Pneus com perfil mais baixo causam uma impressão maior de esportividade pois geralmente são mais largos, e além disso, permitem o uso de rodas maiores. Eles tem estrutura bem mais rígida e precisam de calibragem maior para evitar a deformação. Por sofrerem menos torção, são muito mais estáveis em curvas fechadas e dirigibilidade mais segura em altas velocidades. Mas geram mais arrasto e impactam até mesmo no consumo de combustível.
Calibragem
De nada adianta a escolha certa do seu pneu, se não for feita a calibragem correta. Ela impacta diretamente na segurança e na vida útil dos seus pneus. A recomendação é de que seja feita a cada 15 dias, mas estar sempre atento é importante. Isso garante a correção de algum pneu murcho, o que normalmente faz o seu carro “puxar” para os lados. É importante que a calibragem seja feita com os pneus frios, tendo rodado até 3 kilometros e em velocidade baixa. Isso garante a exatidão da calibragem de acordo com os dados que constam no manual do veículo.
Descrição do pneu
Na lateral de qualquer pneu, há um conjunto de letras e números que mostra quais são as medidas, construção, tipo de uso, carga suportada e velocidade máxima que o pneu foi desenvolvido. Usamos o exemplo P175/70R13 H92A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
- P: indicado para veículos de passeio;
- 175: largura, em milímetros;
- 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
- R: mostra que o pneu é radial;
- 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada;
- H: índice de velocidade máxima, que usa tabela própria e nesse exemplo, são 210km/h;
- 92: peso máximo por pneu, que usa tabela própria e nesse exemplo, são 630kg.
Fabricação do pneu
O canal Tantum Tech HD publicou esse vídeo incrível mostrando o processo de fabricação de pneus leves e pesados
Linha pesada – Recapagem
A recapagem é usada em larga escala na linha pesada. Nesse video do canal Ogg Ibrahim, é demonstrado o processo, com riqueza de detalhes:
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.