Dragster, um monstro de 10.000cv que é a estrela da categoria Top Fuel da NHRA, a associação automobilística fundada em 1951 que organiza as competições das categorias mais competitivas de arrancada nos Estados Unidos e Canadá. A associação tem hoje mais de 40 mil membros. Construído artesanalmente pelas equipes e com os componentes mais modernos disponíveis no mercado, os Dragster Top Fuel são o que há de mais rápido movido a nitrometano e metanol dentro da competição.
O coração de um Dragster
O coração Dragster, um monstro de 10.000cv é um V8 pushrod (com comando no bloco) e 2 válvulas por cilindro, com bloco usinado a partir de uma peça maciça de alumínio, deslocando 8,1 litros. Sem dutos para arrefecimento e refrigerado pela própria mistura ar-combustível, a potência se multiplica com o uso do compressor mecânico do tipo Roots, com pressão acima de 4 bar, o que gera uma potência específica de incríveis 1.200cv/lt. Isso faz o monstro ter mais de 10.000cv e 1.700 kgfm de torque, atingindo 160km/h em menos de 1 segundo, literalmente num piscar de olhos.
As equipes da Top Fuel são como orquestras, em que cada integrante sabe exatamente o que fazer e quando fazer. A cada puxada o motor é desmontado e remontado em aproximadamente 40 minutos, como mostra o video abaixo:
Você sabia…
…que apenas um cilindro do V8 de um dragster produz mais de 1.000 cv, o que é acima de toda a potência produzida por um motor da Fórmula 1 ou da Nascar?
…que um dragster acelera de 0 a 160 km/h em menos de 0,8 s, intervalo 8,5 vezes mais rápido que o tempo necessário para um Nissan GTR? Um Fórmula 1 chega a 160 km/h em quatro segundos.
…que um dragster sai da linha de largada com uma força de aceleração de quase 5 G, cinco vezes mais forte que um Bugatti Veyron e a mesma força que uma nave espacial produz ao decolar do Cabo Canaveral?
…que os dragsters consomem entre 15 e 19 litros de combustível em apenas 402 metros, o que é o equivalente a até 47,2 litros por quilômetro ou 0,02 km/l?
…que os dragster Top Fuel passam dos 450 km/h em apenas 201 metros – a metade da pista de arrancada?
…que uma bomba de combustível de um dragster tem fluxo de 246 litros por minuto, o equivalente a oito chuveiros ligados ao máximo ao mesmo tempo?
…que a pressão da linha de combustível de um dragster passa dos 500 psi, mais de 20 vezes superior à média de um sedã de luxo?
…que, dependendo das dimensões e do ângulo, a asa traseira de um dragster produz mais de 3,5 toneladas de downforce?
…que leva apenas 15 centésimos de segundo para que os 10.000 cv de um dragster cheguem às rodas traseiras?
…que a meta dos dragsters é correr com as rodas dianteiras no ar pelos primeiros 60 metros da puxada? Isso garante a transferência de peso ideal para os pneus traseiros, algo essencial para se obter o máximo de tração.
…que os pneus são parafusados nas rodas e rodam com pressão muito baixa para que no momento da arrancada eles deformem ao máximo, aumentando a aderência na pista. Veja as fotos abaixo:
Os acidentes
Mesmo com os rígidos protocolos de segurança, o Dragster, um monstro de 10.000cv eventualmente passa por maus bocados. Acompanhe o vídeo abaixo com incríveis imagens em slowmotion.
Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.