Ícone do site G4 Carros

Top 10 – Carros usados de luxo a preço de popular

Comprando carro de luxo usado ou novo "normal"

Comprando carro de luxo usado ou novo "normal"

Carros usados de luxo a preço de popular, ao invés de um zero kilômetro “comum”, é uma dúvida recorrente na hora de escolher um novo hóspede para nossa garagem. Devido a alta desvalorização desse tipo de carro nos primeiros anos, há excelentes negócios que podem elevar o nível de status da sua garagem. Nesse post separamos várias opções de carros que já foram topo de linha e objeto de desejo mas que hoje estão com tabela Fipe na faixa dos R$ 50.000,00

Land Rover Discovery 3 4×4 2009

Land Rover Discovery 3

Eis um SUV de respeito, um dos carros usados de luxo a preço de popular da nossa lista e com tabela Fipe de R$ 52.000,00. O Land Rover Discovery 3 nasceu na Inglaterra em 2004, e de acordo com o informativo de lançamento da montadora, o modelo teria “excepcional performance para vias pavimentadas e não pavimentadas, ao oferecer extraordinário espaço, conforto e flexibilidade para até sete adultos”.

Para isso, a montadora ofereceu três opções de motorização:

Em acabamento, são duas versões para os motores V6 a gasolina (V6 S e V6 SE), três para os motores V6 diesel (TDV6 S, TDV6 SE e TDV6 HSE) e uma para o V8 (V8 HSE). Todos com suspensão pneumática, sistema Terrain Response, que gerencia e adapta a resposta do motor, câmbio e suspensão de acordo com o tipo de superfície por onde o veículo trafega. São cinco modos de condução pré-programados: normal (asfalto), piso escorregadio (neve/grama), lama, pedras e areia. Dependendo do modo selecionado, o Discovery altera a distribuição de frenagem, os controles de tração e estabilidade, além de acionar o controle de descida de declives, se for o caso.

Em termos de segurança, o dono desse Land Rover estará bem servido com os 10 air bags, freio de estacionamento eletrônico, assistência eletrônica dos freios (EBA e EBD), freios ABS de 4 canais, discos ventilados nas 4 rodas, DSC – Controle de Estabilidade Dinâmica e atenuador de rolagem (ARM). O motor V6 é acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades fabricado pela ZF, com gerenciamento eletrônico e sistema Command Shift, que permite troca manual sequencial. Segundo a Land Rover, essa caixa dispensa troca de óleo.

Na hora das manutenções corretivas, a dificuldade é encontrar peças, pois como se trata de uma marca de baixo volume, são poucas as importadoras de peças que se arriscam a ter estoques de componentes. Até mesmo as concessionárias trabalham com quantidades baixas de peças de reposição em estoque.

Volvo S60 T5 Dynamic 2012

Volvo S60 T5 Dynamic 2012

O foco dessa opção de carros usados de luxo a preço de popular que hoje tem tabela Fipe de aproximadamente R$ 48.000,00 sempre foi a segurança em primeiro lugar. A Volvo é mundialmente conhecida por trazer tecnologias inovadoras na segurança dos passageiros e pedestres. Esse modelo conta com City Safety com frenagem automática de emergência até 30km/h, sistema Bliss, que detecta pontos cegos fora do alcance do retrovisor, airbags dianteiros, laterais e de cortina, freios ABS com EBD (anti-travamento e com distribuição eletrônica de frenagem), piloto automático adaptativo, controle de tração, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical e até vidros laterais laminados (a maioria dos carros só tem o vidro dianteiro laminado), sensor de chuva para o limpador de para-brisas.

O motor é um 2.0 turbo de 240cv a 550rpm e 16,3kgfm de torque a 1800rpm com câmbio automático PowerShift de 6 velocidades. O 0-100km/h fica em 7,3 segundos e a máxima 230km/h. O consumo chega a 8km/l em ciclo urbano e 10,5km/l em ciclo rodoviário.

Em termos de design, esse modelo deixou para trás o estilo “quadrado” característico da marca e trouxe novas formas, bem mais atuais. Internamente o destaque fica com o console flutuante, extremamente fino e acomodando os controles do ar-condicionado entre outros. Há um bom sistema de som com controle de celular via bluetooth, 8 alto falantes e entrada USB. O ar condicionado é digital e mostra as informações na tela LCD touchscreen de 5 polegadas e o volante multifuncional concentra os controles de audio, telefonia e piloto automático.

BMW 320i 2011

BMW 320i 2011

Se entre as opções de carros usados de luxo a preço de popular, você estiver pensando em um BMW, com esse 320i você vai se deparar com um sedã compacto premium de tração traseira. Com o status proporcionado e prazer de dirigir, o preço da tabela Fipe de aproximadamente R$ 53.000,00 torna-o uma bela opção. Ele trás um motor 2.0 de 156cv a 6400rpm, com 20,4kgfm de torque a partir dos 3600rpm, com câmbio automático de 6 velocidades. O 0-100km/h fica em 9,8 segundos e a máxima em 218km/h. O consumo fica em 9km/lt em ciclo urbano e 12km/lt em ciclo rodoviário.

O comportamento dinâmico do carro é excelente, com dinâmica neutra e muito equilibrada, que é perfeitamente complementado por uma direção excelente, que transmite com precisão ao motorista o que ocorre na pista. A BMW 320i tem uma suspensão de curso curto, que combinada com as paredes laterais rígidas dos pneus runflat significa uma sensação de passeio que parece ser um pouco duro. Ou seja, este carro é projetado para quem efetivamente gosta de dirigir de forma esportiva.

Alguns dos itens de segurança apresentados nesse modelos são os seis airbags, controle de estabilidade e de tração, ABS e encostos de cabeça ativos. Há sensores de estacionamento, limpadores de para-brisa com sensores de chuva, faróis automáticos, cruise control com limitador de velocidade, ar-condicionado com dual zone e bancos de couro. O acabamento interno notabiliza-se por ajuste muito bom e uma aparência de uma cabine solidamente construída. O sistema I-Drive vem com funções simples intuitivas, rápidas e botões de seleção que caem facilmente à mão. Realmente, toda a cabine é bem apresentada e funcional.

BMW 118i 2.0 2011

BMW 118i 2011

O BMW Série 1 do ano 2011 é mais um dos carros usados de luxo a preço de popular e que hoje tem tabela Fipe de aproximadamente R$ 48.000,00. Ele foi apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Paris em setembro de 2004. Antes disso, o CS1 Concept mostrou muitas das linhas usadas no carro de produção e foi uma das principais atrações do Salão do Automóvel de Genebra em 2002. Essa primeira geração do carro compartilha uma série de itens com o Série 3 E90 de quinta geração, o que inclui o conjunto de suspensão dianteira e traseira, motorização, componentes eletrônicos e outros recursos estruturais.

Esse modelo 2011 é o último dessa primeira geração e traz um motor 2.0 de 136cv a 5750rpm e 18,4kgfm de torque a partir dos 3250rpm. Isso leva o carro de 0-100km/h em 10,1 segundos com a máxima nos 204km/h. O consumo fica em 9km/l em ciclo urbano e 12,6km/l em ciclo rodoviário. Ao volante o comportamento dinâmico é excelente muito por causa da perfeita distribuição de peso de 50% na dianteira e 50% na traseira.

No visual, o BMW Série 1 tem a dianteira marcada pela característica grade de duplo rim, com faróis mais espichados e formato mais ovalado na parte inferior, além de para-choque com formas mais limpas. As laterais, por sua vez, exibem linha de cintura alta e um vinco marcante na parte superior das maçanetas. Por fim, a traseira tem lanternas que acompanham o desenho do vidro e da tampa do porta-malas.

Esse BMW Série 1 de primeira geração dá a impressão de ser um carro baixo demais, por causa do capô bastante longo e pelas rodas posicionadas mais nas extremidades da carroceria. A impressão é reforçada pela rodas de 16 polegadas, calçadas em pneus 205/55 R16.

Mercedez Benz C180 2011

Mercedez Benz C180 CGI Turbo 2011

Com tabela Fipe de R$50.000,00, eis mais um dos carros usados de luxo a preço de popular. Essa geração do Mercedez Benz C180 desembarcou no Brasil como modelo 2008, com design que era ao mesmo tempo conservador e esportivo. É maior e mais espaçoso que a geração anterior, e bate de frente com com BMW Série 3, Audi A4 e Volvo S60. Essa versão CGI com motor Turbo era a novidade do modelo 2011 e tornou o modelo mais rápido, mas também mais econômico, e traz o câmbio 7G-Tronic de 7 velocidades.

Na hora da compra fique atento, pois como ele tem muita tecnologia embarcada e é cheio de mecanismos complexos, uma rede autorizada para fazer eventuais reparos é essencial. Pelo alto valor das peças de reposição que nem sempre são encontradas no mercado paralelo, comprar um carro desses com manutenção negligenciada, pode se tornar um pesadelo.

Rodrigo Maluhy, mecânico especializado em Mercedes. “Foi-se o tempo em que alguns itens duravam 30 anos. Então é preciso prestar atenção no histórico. As peças são caras e muitas vezes uma simples revisão de rotina estoura o orçamento.”

“Já tive um Mercedes Classe C nos anos 90 e atualmente tenho um C 180 2013: a evolução é absurda. O carro me agrada em tudo, com destaque para a performace: ele ganha velocidade rapidamente, mas de forma bem suave, sem trancos – e ainda tem um consumo relativamente baixo. Só não gosto do espaço traseiro.” Alberto Guilger, 57 anos, empresário, São Paulo (SP)

Mitsubishi Lancer 2014

Mitsubishi Lancer 2.0 2014

O Mitsubishi Lancer 2.0 2014 é outro dos carros usados de luxo a preço de popular, com tabela Fipe de R$ 45.000,00. O sedã da Mitsubishi chegou ao país em 2011, importado do Japão com motor 2.0 e câmbio manual de cinco marchas ou CVT nas versões esportivas, com o 2.0 turbo com câmbio de dupla embreagem e 6 marchas.

O versão que sugerimos é a fabricado por aqui. O Brasil foi o último país a produzir localmente o modelo, que batia de frente com Honda Civic e Chevrolet Cruze. O motor 2.0 rende bons 160cv a 6000rpm e torque de 20,1 kgfm a 4200rpm. O 0-100km/h vem a 10,7 segundos e a velocidade máxima bate nos 198 km/h. Considere um consumo de 8km/lt em ciclo urbano. Os freios a disco nas 4 rodas, sendo ventilado de 15´na dianteira e sólido de 14´ na traseira, estão acomodados em belas rodas de 18 polegadas que calçam pneus 215/45 R18. De série, vem como sistema EBD (Eletronic Brake Distribuition), e BAS (Brake Assist System), que aplica força máxima no acionamento dos freios em situações de emergência. O Lancer ficava devendo itens comuns aos concorrentes, como o controle de estabilidade e tração (ESC). Donos do modelo relatam suspensão ruidosa e acabamento interno com plásticos inferiores à concorrência.

Audi A1 1.4 TFSI Atraction 2011

Audi A1 1.4 TFSI Atraction 2011

Lançado no Brasil em 2011, essa outra sugestão de carros usados de luxo a preço de popular tem tabela Fipe de R$ 47.000,00. O Audi A1 nasceu como opção para atrair jovens que posteriormente poderiam migrar para modelos maiores com o decorrer do tempo. Analisando apenas os números, parece preço para pouca potência. Mas basta um test-drive para rapidamente perceber que ele anda bem mais do que outros modelos um pouco mais pesados, mas com 150/160cv declarados.

Isso porque ele é leve e o turbo o empurra desde os 1500 rpm. Mérito do bom motor 1.4 Turbo com injeção direta de combustível de 122cv a 5000 rpm, com torque de 20,4 kgfm a partir de 1500 rpm. O 0-100km/h chega em 8,9 segundos com o auxilio do câmbio DSG de 7 velocidades e a máxima chega a 203km/h. Ponto positivo para esse conjunto motor/câmbio que faz o carro rodar a 110km/h em sétima marcha a apenas 2000rpm. O consumo fica em 10,8km/l em ciclo urbano e 14km/l em ciclo rodoviário.

Internamente os bancos são confortáveis, e a suspensão se mostra a mais amigável do segmento. Ele é firme em curvas, mas sem a dureza apresentada pelo Mini Cooper, por exemplo. O sistema de entretenimento Audi Music Interface é de série e reproduz músicas com boa qualidade.

Audi A3 2.0 TFSI Sportback 2008

Audi A3 2.0 TFSI Sportback 2008

Agora temos um lobo em pele de cordeiro. Esse carros usados de luxo a preço de popular e com tabela Fipe de R$ 42.000,00 tem 4 portas e tamanho equivalente aos médios nacionais com seus 4,28 metros, mas por dentro o Audi A3 Sportback busca o espírito de um cupê esportivo. Isso por causa do motor 2.0 de 203cv a 5100 rpm e torque de 28,6 kgfm aos 1700 rpm. O 0-100 km/h fica em cerca de 7 segundos, com retomada de 60 km/h para 120 km/h ocorre em 5,4 segundos, um dado relevante para a segurança, e a velocidade máxima é de 236 km/h. No câmbio automático de 6 velocidades no modo D (drive, automático), as mudanças ocorrem rapidamente e antes dos 80 km/h o A3 já já estará em sexta marcha aos 2.000 rpm. O consumo aproximado fica em 9,1km/l em ciclo urbano e 16,4km/l em ciclo rodoviário.

Por dentro o A3 sportback oferece um ótimo pacote de equipamentos como quatro air bags, bancos e revestimentos em couro, ar-condicionado dual-zone e computador de bordo, acabamento com detalhes em madeira nobre ou alumínio, e ainda como opcionais, o teto solar panorâmico chamado de ‘Open Sky’, bancos dianteiros com ajustes elétrico, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som de alta potência Bose.

Ford Fusion Híbrido 2011

Ford Fusion Híbrido

Na época do lançamento dessa versão para o Ford Fusion, ele era o carro híbrido mais barato a a venda no Brasil. Hoje ele tem tabela Fipe de R$ 47.000,00 e continua sendo uma ótima opção de carro luxuoso e muito econômico, em virtude da combinação dos 2 motores.

Esse modelo é equipado com um motor 2.5 litros de quatro cilindros a gasolina, idêntico ao usado na versão convencional, com 158 cv e 18 kgfm de torque, trabalhando em sintonia com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 193 cv. Ao girar a chave, o Fusion Hybrid entra em funcionamento em silêncio absoluto, e só os instrumentos denunciam que ele está funcionando. Engate o câmbio automático em “D” e acelerare. O Fusion segue nesse modo elétrico até os 75 km/h se estiver em terreno plano, e depois disso, entra em ação o motor 2.5 16V Duratec. Esse conjunto matriz leva o carro de 0-100km/h em aproximadamente 9 segundos, com a ajuda do câmbio automático CVT (continuamente variável).

O motor elétrico é alimentado pelas baterias de íon-lítio, instaladas na traseira do Fusion; por isso o porta-malas caiu de 680 para 530 litros de capacidade. A recarga das baterias é feita pelo motor a gasolina e pelos freios regenerativos, que recuperam 94% da energia nas frenagens e a usa para recarregar as baterias. As baterias foram desenvolvidas em parceria com a Sanyo, pesam 65 quilos, tem 208 células de 186 watts, 275 volts de tensão e são arrefecidas por tomada de ar com saída na traseira. As baterias têm garantia de oito anos, ou o ciclo de vida do modelo.

O consumo aproximado é de 16km/l na cidade e 18km/l na estrada. Neste caso, o motor elétrico é utilizado em velocidades inferiores a 95 km/h.

Os equipamentos do Fusion Hybrid incluem 7 airbags, controle de estabilidade, sensores de luz e chuva, piloto automático, teto solar elétrico, abertura das portas por teclas, banco do motorista com regulagem elétrica em 10 posições, monitoramento de ponto cego, câmera de ré, sistema SYNC com comandos de voz e jukebox com 10 GB, painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais, entre outros.

Ford Focus Fastback 2015

Ford Focus Fastback 2015

Outra opção da Ford para nossos carros usados de luxo a preço de popular é o Focus Fastback 2015, com tabela Fipe de aproximadamente R$ 51.000,00. Essa reestilização chegou para que o modelo figurasse num nicho dominado por Toyota Corolla e o Honda Civic. Para isso, a Ford teve a brilhante idéia de trocar a descrição “sedã” por “fastback” no Brasil, acompanhando o facelift que saiu do mercado americano. Isso não mudou a cultura brasileira e o modelo sempre foi chamado de sedã por aqui.

“O Focus Fastback não é para os entusiastas, é para quem gosta de carro”, resumiu Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford na ocasião do lançamento, emendando que esse perfil corresponde a 25% a 35% dos consumidores brasileiros. Para ele, esse motorista vai desejar o Focus por causa do design, da esportividade e da tecnologia embarcada. Na prática, o sedã ficou mais bem equipado e continua amparado por motor de bom fôlego e suspensão muito acertada.

Debaixo do capô, não houve nenhuma revolução, já que o motor é o mesmo encontrado nas versões mais caras do Focus hatch e também no crossover compacto EcoSport Storm 4WD. Estamos falando do Duratec 2.0 bicombustível, quatro cilindros, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível. Ele entrega 176cv de potência quando abastecido com gasolina e 178cv com etanol, a 6.500 rpm. Já o torque é de 21,5 kgfm e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com 88% dessa força já está disponível a partir de 2.750 rpm. O 0-100 km/h fica em 9,2 segundos e a velocidade máxima de 206 km/h. O consumo aproximado é de 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. O câmbio é o Powershift de dupla embreagem, 6 velocidades e paddle shifts atrás do volante, que apesar das críticas e das falhas constantes, é bom aliado do motor 2.0 flex e também não faz feio quando o assunto é desempenho, entregando respostas rápidas conforme o necessário.

Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do mundo automotivo.

Sair da versão mobile