Top 10 – Carros usados de luxo a preço de popular

Ford Fusion Híbrido 2011

Ford Fusion Híbrido
Ford Fusion Híbrido

Na época do lançamento dessa versão para o Ford Fusion, ele era o carro híbrido mais barato a a venda no Brasil. Hoje ele tem tabela Fipe de R$ 47.000,00 e continua sendo uma ótima opção de carro luxuoso e muito econômico, em virtude da combinação dos 2 motores.

Esse modelo é equipado com um motor 2.5 litros de quatro cilindros a gasolina, idêntico ao usado na versão convencional, com 158 cv e 18 kgfm de torque, trabalhando em sintonia com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 193 cv. Ao girar a chave, o Fusion Hybrid entra em funcionamento em silêncio absoluto, e só os instrumentos denunciam que ele está funcionando. Engate o câmbio automático em “D” e acelerare. O Fusion segue nesse modo elétrico até os 75 km/h se estiver em terreno plano, e depois disso, entra em ação o motor 2.5 16V Duratec. Esse conjunto matriz leva o carro de 0-100km/h em aproximadamente 9 segundos, com a ajuda do câmbio automático CVT (continuamente variável).

O motor elétrico é alimentado pelas baterias de íon-lítio, instaladas na traseira do Fusion; por isso o porta-malas caiu de 680 para 530 litros de capacidade. A recarga das baterias é feita pelo motor a gasolina e pelos freios regenerativos, que recuperam 94% da energia nas frenagens e a usa para recarregar as baterias. As baterias foram desenvolvidas em parceria com a Sanyo, pesam 65 quilos, tem 208 células de 186 watts, 275 volts de tensão e são arrefecidas por tomada de ar com saída na traseira. As baterias têm garantia de oito anos, ou o ciclo de vida do modelo.

O consumo aproximado é de 16km/l na cidade e 18km/l na estrada. Neste caso, o motor elétrico é utilizado em velocidades inferiores a 95 km/h.

Os equipamentos do Fusion Hybrid incluem 7 airbags, controle de estabilidade, sensores de luz e chuva, piloto automático, teto solar elétrico, abertura das portas por teclas, banco do motorista com regulagem elétrica em 10 posições, monitoramento de ponto cego, câmera de ré, sistema SYNC com comandos de voz e jukebox com 10 GB, painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais, entre outros.