Gol SUV 2023 chega para re-escrever sua história

Gol SUV 2023 chega para escrever uma nova história
Gol SUV 2023 chega para escrever uma nova história

O VW Gol tem mais de 40 anos de história no Brasil, sendo o carro mais vendido durante 27 anos seguidos. Agora, a Volkswagen prepara a maior transformação da história do Gol. Já em 2019, o então presidente do VW no Brasil, Pablo Di Si, já profetizava um novo SUV posicionado logo abaixo do Nivus e destacava que seria um projeto global.

A mudança drástica ocorre já em 2023, já foi confirmada pela montadora e além disso, já se sabe que o modelo da forma como conhecemos a 40 anos não passa de 2022.

O plano da Volkswagem é que todos os seus carros produzidos no Brasil usem plataforma MQB, e para que isso aconteça, já está investindo R$ 7 bilhões no desenvolvimento de uma nova família de compactos a ser lançada em 2023. O principal produto resultante desse investimento e justamente o Gol SUV.

Hoje, Gol e Voyage saem da fábrica de Taubaté/SP, que passara por profunda modernização para receber a plataforma MQB e produzir o novo Gol SUV 2023. Estamos falando da MQB da nova geração simplificada pela Skoda, global e destinada e marcados de baixo custo.

O projeto compartilha a estrutura e acaba sendo quase uma versão aventureira do recém renovado Skoda Fabia. Eles vão compartilhar plataforma, vidros, parte interna das portas. Algo semelhante ao que vemos no Fiat Argo e Pulse.

Especula-se que a motorização do Gol SUV 2023 seja o 1.0 TSI de 128 cv de potência e torque de 20,4 kgfm, já usados no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, com opções de câmbio manual e automática com seis marchas.

Nas projeções de Renato Aspromonte, do OverboostBR, para a Auto+, vamos que a dianteira tem elementos do Nivus, com os faróis full-LED e faróis de neblina verticais,  apliques nos para-lamas e lanterna traseira interligada por uma peça central em preto. Diretamente do Skoda Fabia, vem o teto em cor contrastante com uma pequena invasão na coluna C, além de elementos do interior para reduzir o custo e ter ganho em escala. 

Em 2022, A Volkswagem vai apresentar a reestilização do Polo e do Virtus, com o novo Polo Track posicionado como modelo de entrada da marca. A montadora já confirmou que terá uma nova linha de modelos de entrada, com o Polo Track, o Gol SUV e mais um ou dois modelos, que podem ser a nova Saveiro e uma versão simplificada do Virtus, como o sedã substituto do Voyage.

2 comentários em “Gol SUV 2023 chega para re-escrever sua história”

  1. Apesar do apelo em jogar o modelo em um nível superior, ele não passa de um Crossover. Em nada ele se enquadra na denominação e categoria SUV, ainda mais com essa motorização anêmica.

  2. Só uma coisinha a respeito do Gol. Só teve, de fato, 3 gerações. A primeira do quadrado com 3 reestilizacoes, a segunda famosa pelo gol bola só com 2 reestilizações e a 3a que, também, tiveram 2 facelifts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.