Argo x HB20 x Onix – Qual o melhor 1.0 do Brasil?

Os carros 1.0 começaram a aparecer no Brasil no final dos anos 80 e início dos anos 90. Desde lá, os carros 1.0 ficam sempre entre os mais vendidos do país, por que normalmente são carros de entrada, mais simples mas que normalmente trazem um ótimo custo-benefício e até pouco tempo atrás, eram carros com preços muito competitivos.

Argo x HB20 x Onix - Qual o melhor 1.0 do Brasil?
Argo x HB20 x Onix – Qual o melhor 1.0 do Brasil?

A pouco tempo, o Onix e o HB20 começaram a elevar o nível desses carros, e consequentemente, os valores também aumentaram. Eles elevaram o patamar dos carros de entrada 1.0 trazendo itens como direção elétrica, ar-condicionado, centrais multimídia, entre outros itens de série.

Para tentar competir com esses carros da Chevrolet e Hyundai, em 2017, a Fiat apresentou o Argo. Para sair um pouco da linha Palio e Punto, a Fiat investiu em um design mais moderno para competir com os rivais que já estavam em um patamar superior.

Argo x HB20 x Onix - Qual o melhor 1.0 do Brasil?
Argo x HB20 x Onix – Qual o melhor 1.0 do Brasil?

Os 3 modelos citados anteriormente foram os mais vendidos em 2021 no segmento Hatches compactos. Onix ficou em 3° lugar com 73.623 unidades vendidas, em 2° veio o Argo com 84.644 unidades e liderando o segmente, ficou o HB20, com 86.455 unidades emplacadas.

O comparativo entre os 3 será feito de maneira bem simples e ressaltando alguns pontos que mostrarão o por que o carro ganhou na comparação de cada item.

Custo-Benefício – Chevrolet Onix


Nessa categoria, o mais certo seria vencer o carro com menor preço, sendo que os 3 são bem parecidos em vários itens de série, mas por mais contraditório que seja, o carro mais caro dos 3 ganha nesse quesito, pois o Onix é o único deles que tem 6 airbags

Motor e potência – Chevrolet Onix


Apesar dos 3 serem 1.0, eles tem potências diferentes. O Onix ganha nesse ponto por ser o mais forte da disputa, com 82 cv, seguido de HB20 com 80 cv e Argo com 77 cv.

Argo x HB20 x Onix - Qual o melhor 1.0 do Brasil?
Argo x HB20 x Onix – Qual o melhor 1.0 do Brasil?

Tecnologia e conectividade – Hyundai HB20


Nos modelos topo de linha, HB20 e Onix ficam empatados nesse ponto, mas como a disputa é entre os modelos de entrada, HB20 ganhou essa. O modelo de entrada da Hyundai tem disponível para instalação o pacote tecnológico Hyundai Bluelink. Com a instalação do pacote, o usuário tem diversos comandos do carro através do celular, como por exemplo, dar partida no motor.

Acabamentos e design – Fiat Argo


Argo e Onix tem uma disputa acirrada em design, pois são dois carros bonitos e imponentes, mas o que faz o Argo levar o ponto nesse tópico, é seu acabamento. A Fiat investiu em aplicar texturas mais agradáveis e diferentes, o padrão de qualidade do acabamento segue a mesma linha desde a versão mais barata até a mais cara.

Conforto – Fiat Argo


Apesar do Argo não ter o maior entre-eixos dos 3, ele tem um ótimo espaço interno e a Fiat investiu em uma boa suspensão, o que gera um desempenho satisfatório nas ruas esburacadas do Brasil todo.

Argo x HB20 x Onix - Qual o melhor 1.0 do Brasil?
Argo x HB20 x Onix – Qual o melhor 1.0 do Brasil?

A disputa entre esses 3 carros é equilibrada e até mesmo bem difícil definir o melhor em alguns quesitos, mas o Chevrolet Onix ganha nesse comparativo. O Onix é mais seguro devido aos seus 6 airbags e mais interessante por ter o motor mais forte entre os 3 mesmo sendo 1.0 aspirado também. Isso não quer dizer que você deva optar por um Onix caso esteja na dúvida de qual comprar, vai depender muito do gosto e do uso de cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.