O Nissan 400Z 2022 é o mais novo integrante da consolidada familia Z, e tem estreia confirmada para 17 de agosto. O nova geração foi apresentada como conceito em 2020 e agora vai virar realidade, sendo o substituto do 370Z. Ainda á muita especulação sobre as especificações técnicas do modelo, mas o design já foi apresentado e deve demorar alguns meses para o carro chegar as lojas depois da apresentação oficial.
As linhas do cupê devem manter boa parte do design do conceito Proto Z, um fastback com capô longo e cabine recuada. A inspiração vem do Nissan Fairlady Z de 1969, e promete além do visual, manter viva toda a tradição da Nissan em fazer esportivos de alto desempenho e boa dirigibilidade.
Na parte interna, o Nissan 400Z 2022 algumas fotos que vazaram no mês de abril mostram um painel totalmente digital, tela multimídia inclinada, volante de três raios e três mostradores de instrumentação acima do painel, voltados para o motorista.
Acreditasse que a motorização seja a mesma do Infiniti Q60 Red Sport, um V6 3.0 biturbo de 405cv e 48,4kgfm de torque. O câmbio é manual e com isso, certamente o carro vai manter a sua fama pelas pistas de drift mundo afora.
O novo Nissan 400Z 2022 tem previsão de custar US$ 34.995 (R$ 178.921). Deve haver um pacote extra por US$ 5.000 adicionais (R$ 25,563) que inclui freios Brembo, barras estabilizadoras mais grossas e sistema de arrefecimento mais robusto. Se essa faixa de preços foi respeitada, 400Z baterá de frente com o Mustang, que sai com preço a partir de US$ 27.205 (R$ 139.188) nos EUA.
A seguir, os outros membros da familia Z
O Novo Nissan 400Z é o substituto do 370Z, lançado em 2008. O carro é a sexta geração da familia Z e é mundialmente cultuado nas pistas e em séries de games famosos como Need for Speed, Forza Motorsport, Gran Turismo, Asphalt e Real Racing 3.
É um carro esportivo compacto, com 4,24m de comprimento, 1,85m de largura e 1,32 de altura, com entre-eixos de 2,55m. Construído em grande parte por ligas de alumínio, pesa 1400kg.
O nome 370 é uma referência ao motor 3.7 litros. O VQ37VHR é um V6 com 3.696 cm3 de 328 cavalos a 7.000 rpm e 37 kgfm a 3.200 rpm. Usa duplo comando de válvulas nos cabeçotes e quatro válvulas por cilindro. Dessa forma, o Nissan 370Z ia de 0 a 100 km/h em 5 segundos usando o câmbio manual de seis marchas. No automático de sete marchas, o tempo aumenta para 5,3 segundos. Com tanque de 72 litros, o consumo médio é de 5,5 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada.
A versão Nismo tem vários upgrades de desempenho, com calibragem do motor que entrega 355cv e 38kgfm de torque e fazendo o 0 a 100km/h em 4,8 segundos. Há barras estabilizadoras maiores, suspensão com molas mais rígidas, discos de freios maiores e pinças Brembo. As rodas são belas Rays de 19 polegadas, calçadas com pneus Yokohama 245/40 ZR19 na frente e 285/35 ZR19 atrás.
Veja detalhes do modelo nesse videos do canal da Estefânia
Vamos ao próximo integrante da família
O antecessor do 370Z é o 350Z. A quinta geração da Linha Z teve 2 conceitos antecipando as linhas inovadores para a época, apresentados em 1999 e 2001. O modelo como conhecemos foi lançado no Japãao em julho de 2002, como modelo 2003.
A estratégia da montadora era oferecer um esportivo barato e acessível, com potência de sobra e design chamativo e cativante. Para isso, foi anunciado por cerca de US$ 26 mil na versão de entrada e US$ 34 mil na versão topo de linha. Um dos concorrente diretos da época era o Porsche Boxter vendido a US$ 50 mil, o que mostra que a Nissan cumpriu com o plano para o 350Z.
Usando a mesma plataforma do Infiniti G35, tem peso de 1465kg. Chegou com o motor V6 de 3.5 litros que entregava 287cv a 6200rpm e 35kgfm de torque, usando câmbio manual de 6 velocidades e automático de 5 velocidades. Com velocidade máxima limitada eletronicamente nos 250km/h, fazia o 0 a 100km/h em 5,4 segundos.
Internamento uma curiosidade era o sistema de navegação escondido numa tampa escamoteável. O sistema de entretenimento era um dos melhores da época com 6 autofalantes e 160w de potência na versão de entrada. Na topo de linha o sistema era Bose de 240w de potência com 7 auto-falantes, subwoofer e disqueteira para 6 cd´s.
Em 2004 chegou a versão conversível do modelo, apenas para as versões intermediária e topo de linha. Tinha arcos protetores atrás dos bancos para proteger motorista e o passageiro. A capota era recolhida por meio de um botão em apenas 20 segundos.
Abaixo o video do canal do Renato Bellote com o 350Z:
A seguir, conheça o carro que antecedeu o 350Z
O modelo foi lançado em 1989 e é a quarta geração da linha Z, produzido até 2000. Com uma nova direção de estilo e ótimo desempenho, ele rivalizava com os melhores carros esportivos do mundo. O corpo do carro era mais largo com um perfil mais redondo e menos arestas duras, em relação ao Z31. O cx, coeficiente de arrasto, era maior que o antecessor, ficando em 0,31
O Z de quarta geração repensado veio em com opções de dois ou quatro lugares com duas variações diferentes do motor VG30DE: um V6 3.0, de 225 cavalos, ou uma versão bi-turbo, apelidada de VG30DETT, que produziu 281 cv. O carro apresentava tecnologias avançadas, incluindo suspensão multilink nas 4 rodas e freios de 4 pistão de alto desempenho com pinças de alumínio.
Para se tornar ainda mais competitivo no mercado de carros esportivos, a segunda geração do Z32 foi direcionada para o mercado superior. Ele foi redesenhado para ser mais rápido e apresentar tecnologia mais avançada, mas veio com um preço mais alto que seu antecessor, com aumentos de preços consecutivos a cada ano do modelo.
Abaixo, um video do canal do Alex Fabiano com um exemplar incrível a venda no Brasil:
Agora vamos a geração anterior da linha Z
Lançado em 1983, o Nissan 300ZX (Z31) é a terceira geração da linha Z e foi produzido até 1989. Apresentava o primeiro motor V6 turbo alimentado produzido em série no Japão, o VG30ET, que substituiu o 6 cilindros em linha dos modelos anteriores. O V6 biturbo entrega 300cv e tem máxima limitada eletronicamente nos 250km/h, fazendo o 0 a 100km/h em 5,5 segundos. Tinha um sistema de esterçamento das rodas traseiras, o que ajuda a diminuir o raio de giro do carro e auxilia nas curvas fechadas
Com apenas 5.148 veículos produzidos para o mercado norte-americano e 300 para o mercado canadense, o coupê de dois lugares, com exclusividade nas cores prata e preto, trazia os melhores equipamentos da categoria. O cliente podia escolher entre uma transmissão automática ou manual de 5 velocidades.
Agora vamos ao modelo anterior da linha Z
Outro antecessor do Nissan 400Z 2022 nasceu em 1978. A linha Z passou por sua primeira mudança completa e o novo modelo batizado de S130, apresentava uma nova placa de identificação e vinha com um motor de 6 cilindros em linha de 2.8 litros chamado L28E. O veículo era oferecido em configurações de 2 e 4 lugares (dois dianteiros e dois traseiros) e era considerado mais refinado e luxuoso que seu antecessor.
O motor 6 cilindros em linha de 2.8 litros produz 173 CV a 5600 rpm e torque de 20,7kgfm a 4000rpm. A potência é transmitida ao eixo traseiro através de um câmbio manual de 5 marchas.
Em 1980, a Nissan adicionou uma versão T-top do carro, respondendo a quem apreciava os encantos de um carro esportivo conversível sem sacrificar a rigidez da carroceria.
O “Super Z” 280Z especializado, com portas em forma de asa de gaivota e outros equipamentos especiais, estrelou um popular drama policial da televisão japonesa, “Seibu Keisatsu”, que deu ao 280Z o status de lendário no Japão.
Toda a história da Famila Z começou com ele, o Fairlady Z S30, também conhecido como Datsun 240Z em diferentes partes do mundo. O Nissan 400Z 2022 tras elementos dessa primeira geração. O modelo chegou oferecendo ao público um carro esportivo estilo europeu confiável e a um preço acessível. Lançado oficialmente em dezembro de 1969, foi um sucesso instantâneo, colocando a Nissan no mapa mundial dos carros esportivos e levando outros fabricantes japoneses a seguir seus passos.
Abaixo o video do canal do Renato Bellote com o 240Z:
O modelo topo de linha, o Z432, apresentava o icônico motor S20, com 24 válvulas em linha DOHC de 6 cilindros (que também estava no Skyline GT-R), produzindo 160 cv de potência. O nome do carro ‘432’ é derivado das quatro válvulas do motor, três carburadores e dois comandos de válvulas. As rodas de magnésio aguentaram o peso sem perder a elegância. O diferencial de deslizamento limitado transferia a potência do Z432 para o pavimento.
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