Novo Lotus Emira
Novo Lotus Emira

O Lotus Emira é o último lançamento da montadora antes de se dedicar exclusivamente aos carros elétricos. O último Lotus com motor a combustão é um retorno a essa motorização em mais de 10 anos e também substitui de uma só vez os famosos Elise, Exige e Evora.

Desde 2017 a Lotus vem investindo na fábrica de Hethel, num montante que já chega a 100 milhões de libras, além de praticamente duplicar o quadro de funcionários. É de lá que já sai o hiperesportivo Lotus Evija que serve de inspiração para o novo carro e que você conheceu nesse post aqui no G4.

A Lotus detêm o controle da Geely, que por sua vez tem participação na Daimler, o que garantiu o fácil acesso ao 2.0 Turbo da Mercedes-AMG, um dos que serão usados nesse projeto. É um quatro cilindros 2.0 turbo, modificado para produzir 365 cv e combinado a uma transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas. O outro é um Toyota V6 supercharged 3.5, já usano no Exige e no Evora. Ele produz 400 cv e 43,8 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas.

Gavan Kershaw, diretor de atributos do veículo da Lotus, comentou: “O 2.0 litros é a unidade de quatro cilindros em linha de produção mais poderosa do mundo acoplada ao aclamado DCT da AMG com paddleshifts e modos de direção. É de alto desempenho, extremamente eficiente graças à tecnologia de ponta e oferece baixas emissões e desempenho linear. Além de tudo isso, foi ajustado internamente pelos engenheiros altamente experientes da Hethel para oferecer essa experiência Lotus distinta.”

O lançamento tem como prinipais concorrentes Toyota Supra, o BMW M2 ou o Porsche Cayman, mas a ideia da Lotus é produzir cerca de cinco mil carros por ano, que deverão começar a chegar aos clientes na próxima primavera. São 4,412m de comprimento, 1,985 m de largura, 1,225 m de altura, além de 2,575 m de entre-eixos, conferindo ao Lotus Emira um porte compacto e aerodinâmico.

O carro estará disponível nas cores Seneca Blue, Nimbus Grey, Shadow Grey, Dark Verdant, Hethal Yellow e Magna Red. Em outros lugares, estará disponível nas modificações Black Pack e um Lower Black Pack. A primeira opção possui o teto preto, e a segunda adiciona pontas de escape pretas ao invés do tradicional acabamento cromado.

Publicidade

Deixe uma resposta