SUV elétrico carrega 80% da bateria em 8 minutos
SUV elétrico carrega 80% da bateria em 8 minutos

Um novo SUV elétrico carrega 80% da bateria em apenas 8 minutos. O GAC Aion V chega ao mercado chinês em setembro e promete revolucionar o mercado dos elétricos, derrubando uma importante barreira operacional do segmento, o extenso tempo de recarga.

Um dos segredos do carregamento super-rápido está na composição da bateria que usa Grafeno. Além de melhor condutor de eletricidade do que o cobre, o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço e 6 vezes mais leve, e por meio de tratamentos em sua superfície também possui grande capacidade de armazenamento de energia. De acordo com o GAC, a nova bateria pode usar um carregador de alta potência de 600 A e pode carregar a um nível de 80% em apenas 8 minutos.

Representantes do site cnevpost.com que estiveram no evento onde o teste de carregamento do GAC Aion V foi realizado, divulgaram que o SUV estava conectado a um carregador super rápido. Mesmo com 80% da carga, o veículo ainda estava consumindo 481 kW do carregador, adicionando incríveis 35,1 kWh à bateria em apenas 4 minutos. O modelo do teste era o 6C que tem autonomia NEDC declarada de 1.000 km com uma única carga. Já a versão 3C cujo tem autonamia NEDC de 500 km NEDC e suas velocidades de carregamento são “normais”

A montadora alega que mesmo se a bateria do Aion V for constantemente carregada em sua capacidade máxima, desde que em temperatura regulada, ela deve durar até 1 milhão de quilômetros antes de precisar ser substituída.  

Além de ser um SUV elétrico que carrega 80% da bateria em 8 minutos, o Aion V tem outra carta na manga. Ele é o primeiro carro do mundo a ter conectividade 5g a bordo, com sistema desenvolvido pela GAC New Energy que usa um módulo Huawei e chip Baolong 5000 5g. De acordo com a montadora, “Isto vai acelerar a chegada da era da Internet dos Veículos e abrir portas a uma experiência a bordo nunca antes proporcionada”.

Deixe uma resposta