Renault Duster tira nota zero no LatinNCAP

Renault Duster tira nota zero no LatinNCAP
Renault Duster tira nota zero no LatinNCAP

Renault Duster tira nota zero no LatinNCAP, fomoso teste de segurança em que os veículos são submetidos e pontuados de zero a cinco estrelas de acordo com seus resultados. A nota zero gerou pesadas críticas à montadora.

O Latin NCAP divulgou na sexta-feira (27/08) os resultados de uma nova bateria de testes de segurança que um dos maiores problemas que culminaram na nota zero foi o vazamento de combustível após a colisão. A entidade disse que informou a Renault sobre o problema e recomendou a convocação de um recall.

Como se não bastasse, o modelo teve notas baixas em quase todos os aspectos, sendo que a proteção para passageiros adultos ficou em 29%, para crianças em 23% e para pedestres, 51%. No teste de colisão frontal a 64 km/h contra barreira deformável, o Latin NCAP atesta que a estrutura do Renaul Duster se mostrou instável. Já na colisão lateral contra barreira em movimento a 50 km/h, o órgão avaliou a proteção para adultos como “limitada” e que a intrusão estrutural foi “excepcionalmente alta”, inclusive com relato de abertura da porta do passageiro após o teste.

O Renault Duster tira nota zero no LatinNCAP com o último teste feito sob a nova regulamentação, em prática desde 2020. Em 2019 a nota no mesmo teste foi de 4 estrelas de proteção para adultos e 3 para pedestres. Porém, produzido e vendido com apenas os airbags exigidos pela legislação brasileira desde 2014, sem bolsas laterais e de cortina nem frenagem de emergência, o modelo sucumbiu ao novo protocolo de testes.

Em nota oficial, a montadora justificou que a piora da nota do Duster foi devido ao novo protocolo de testes e diz que o SUV “cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado”, a alega que o modelo testado agora “é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”.

Com relação ao vazamento de combustível, a Renault alega só agora teve conhecimento do problema e que vai analisar a unidade testada, e completa relatando que “o modelo já passou por outros testes deste tipo sem ter apresentado nenhum problema quanto a perda de combustível”.