O Ford Focus ST Edition é a última versão do hot hatch, sinônimo de bom comportamento dinâmico e visual agressivo. O modelo teve modificações importantes na suspensão e rodas mais leves para uma condução mais afinada e já está disponível para encomendas no mercado europeu ao preço de €41.800, algo perto de R$ 260.000.
O foco está na suspenção helicoidal bidirecional ajustável, que permite ao piloto adaptar a dinâmica da condução às suas preferências pessoais. Produzida pela KW Automotive, apresenta amortecedores com carcaça de aço inoxidável de tubo duplo e molas revestidas a pó, com um acabamento Ford Performance Blue. Além disso, há tecnologias esportivas como o diferencial de deslizamento limitado eletrônico ativado hidraulicamente (eLSD) e vários modos de condução selecionáveis, incluindo o modo de pista.
A altura de rodagem é 10 mm mais baixa do que a versão ST “normal”, com ajuste adicional de 20 mm ao gosto do piloto. As respostas nas curvas são ainda melhores em conjunto com as novas rodas de liga leve de 19 polegadas, equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
O carro vem com um documento técnico que fornece configurações de suspensão recomendadas para uma variedade de condições de direção, inclusive um setup exclusivo para Nürburgring.
Externamente o modelo se diferencia pela exclusiva cor Azura Blue, com detalhes em preto alto brilho. As melhorias internas incluem bancos esportivos Recaro em couro, costuras com detalhes em azul e um botão de partida ST vermelho.
Equipado com motor 2.3 biturbo de 280 cv de potência a 5500 rpm e transmissão manual de 6 velocidades, tem a exclusiva função punta-taco para manter o giro alto entre trocas de marchas. Além disso, tem a tecnologia antilag do Ford GT e F-150 Raptor, fazendo 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tenvelocidade máxima de 250 km/h.