Rolls-Royce Spectre – O primeiro elétrico de Goodwood

rolls royce spectre 1
Rolls-Royce Spectre

A Rolls-Royce é reconhecida por seus modelos de alto luxo, exclusivamente movidos por grandes motores V12. Agora a montadora começa a divulgar pequenos detalhes do seu primeiro modelo elétrico, o Specter. A primeira imagem divulgada é do modelo com camuflagem pesada, que ao primeiro olhar parece um Wraith, mas na verdade é um produto totalmente novo.

A montadora diz que o Specter vai sofrer uma dura bateria de testes, com o modelo rodando por exaustivas 2,5 milhões de milhas, 1,5 milhão a mais do que o último modelo lançado. O teste consiste em  viajar para todos os quatro cantos do planeta com a intenção de “levar este novo motor ao limite”, sendo equivalente a rodar com o modelo por 400 anos.

Müller-Ötvös, CEO da Roll-Royce, menciona que “o uso de motores elétricos não é um conceito novo para a Rolls-Royce. Sir Henry Royce era fascinado por todas as coisas eletrificadas, e seu primeiro empreendimento, denominado FH Royce and Company, criou dínamos, motores elétricos de guindaste e patenteou o acendimento de lâmpada tipo baioneta”

No entanto, foi Charles Rolls quem realmente profetizou um futuro eletrico para os carros, já que em abril de 1900, ele experimentou um dos primeiros automóveis elétricos chamado Columbia.

“A Rolls-Royce embarcou em um empreendimento histórico e único, que hoje se torna uma realidade. Nossos designers e engenheiros trabalharam incansavelmente para nos trazer aqui: agora estamos prontos para começar o teste de estrada do primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico da história”.

O Specter abrirá o caminho dos carros elétricos Rolls-Royce, chegando ao ponto de todos os produtos sendo elétricos até o final da década. Isso permitirá que a marca de propriedade da BMW cumpra uma profecia feita por Charles Rolls em abril de 1900, depois que ele dirigiu um carro elétrico desenvolvido pela marca americana Columbia.