
O lado ruim que ninguém conta: O carro elétrico está em alta, um caminho sem volta em busca da redução das emissões, que vai garantir nosso futuro com menos poluição. Segundo estudo recente, um carro à combustão emite 150 gramas de CO2 por Km rodado, o que significa 3 toneladas de CO2 após 20 mil km.
Em comparação, um carro elétrico emite apenas 70kg de CO2 ao final dos mesmos 20 mil km.
Como características positivas podemos citar rapidamente a emissão zero de poluentes, silêncio, manutenção mais barata, baixo custo por quilômetro rodado e principalmente muito torque disponível a qualquer momento.
Como pontos negativos, ainda temos o preço alto, a baixa autonomia, a demora para recarga e a escassez de pontos de recarga.
Porém, há outras questões importantes nesse cenário que normalmente não estão em pauta e vamos analisá-las.
Death line??? ou seria DEAD LINE???
Boa tarde Lincoln, muito obrigado por interagir conosco. Posto corrigido!
Sempre existiu essa questão de desemprego, quando ocorre um evolução. Um exemplo disso, quando as montadoras implementaram robôs nas linhas de produção, ou terceirização a fabricação de peças, ou diminuição de seus custos como centralização das fábricas, projetos ” mundiais” tudo impacta na mão de obra. Mas isso nunca é destacado. Evoluir é preciso, se não, daqui a pouco as pessoas vão ter emprego mas não vão ter ar pra respirar.
Vc já pesquisou quão Limpa é a energia elétrica dos países? Já pesquisou a reutilização e rendimento disso nas baterias velhas ? sabe como funciona um BMW i3 ? Sabe que ele poderia ter células de hidrogênio aí invés do motor de Scooter ?
E já já vem o celular Tesla que vai revolucionar o mundo. O computador vai sumir. Ninguém vai precisar de computador pra nada com o celular Tesla.
É amigão, não basta ter ar para respirar e não ter emprego pra comprar o que comer!
Mais mineração no meio-ambiente para produzir baterias. As reservas naturais de cobalto e lítio estão concentradas em poucos países. 50% da reserva de cobalto está na República Democrática do Congo e 75% do lítio na Bolívia, Chile e Argentina. Sinceramente não acredito no carro elétrico como solução. Entendo que é o lobby de uma outra indústria que meramente muda a etapa (na produção) em que ocorrerá a poluição e danos ao meio-ambiente.
Carroelétrico é pura MÁFIA de um grupo que quer puder o povo. O resto é MENTIRA…..
A grafia correta é meio ambiente.
E no futuro, onde se depositará as baterias que perderam a utilização nos carros elétricos? Isso não está claro.
Se você pensar pelo lado figurativo de linguagem, as duas formas estão corretas. O termo “linha da morte” é muito usado na linguagem automotiva como descontinuidade de produção.
Nada de eufemismos.O certo é meio ambiente. É só acessar o dicionário!
A poluição vai só mudar o vetor. Acho que os veículos a combustão e elétrico deveriam viver juntos. Se metade dos veículos existentes no mundo forem elétricos, já está de bom tamanho. Nem vai sobrecarregar a produção de baterias e nem a produção de combustíveis fósseis.
O certo é “se metade dos veículos for” e n “forem”!
Perfeito seu posicionamento, até porquê existe perfil de uso para os dois modelos, e seria uma opçao a mais cado haja no futuro crise em algum setor.
Os 2 carros acabam com a natureza, não adianta pagar propina pra um e outro falar bem disto ou daquilo, acho o elétrico mais destruidor da natureza, com a palavra os enólogos!
“Com a palavra os “enólogos”!?!? Q é isso??
Carros elétricos???. Movidos a energia Nuclear? Ou energia das TERMOELÉTRICAS. Trocando seis por meia dúzia? Isso ninguém fala.
Pingback: Nuro R2 – O elétrico da Toyota & Google - G4 Carros
Pingback: Carros elétricos existem desde 1900. Você sabia? - G4 Carros
Pingback: Unidas vai investir R$ 370 milhões em carros elétricos - G4 Carros
Elenco ainda alguns mais, pouco vistos ou debatido na imprensa especializada:
1. Os meios de combate a incêndio veicular em carros elétricos, num país tropical em dias tão quentes…
2. A rede de manutenção. A manutenção criativa (gambiarra) que pode existir (e vai), potencializando os riscos…
3. Sistema de descarte ambiental das baterias veiculares e suas consequências ou mesmo sistema de troca e reposição por baterias novas daqui alguns anos.
Enfim, carro elétrico, pra mim, ainda é o caro que sairá mais caro ainda no futuro, tanto pro bolso como ambientalmente depois…
Se os automóveis não produzirem sua própria energia pra recarregar as baterias, vamos ter uma pane . Haja energia elétrica das distribuidoras. E o preço vai subir. A saída é melhorar os carros a hidrogênio…
Concordo com seu posicionamento, porém as placas solares estão aí
Pingback: Carros elétricos – vendas aumentam quase 100% - G4 Carros
No caso do Brasil, e o preço da energia elétrica, se hoje ela já é uma das mais caras do mundo, imagine depois? Já pagamos taxa de escassez hídrica mesmo com tanta chuva e rios transbordando…sei não…
Renata, as chuvas e e Rios transbordando não tem relação com a alta nos combustíveis já que não está chovendo nos lugares que devem chover
O certo é “nos lugares onde deve chover!
Pingback: Nova BMW M3 Touring 2022 – Perua com 510cv - G4 Carros
Pingback: Trilogia Grand Thief Auto é lançada para várias plataformas - G4 Carros
Pingback: Nova Chevrolet S10 Z71 2022 - G4 Carros
Pingback: Rolls-Royce Ghost Black Badge – Cor exclusiva e preço salgado - G4 Carros
Pingback: Toyota bZ4X Concept - o primeiro elétrico da marca - G4 Carros
Pingback: VW Polo 2022 - Visual renovado na Europa - G4 Carros
Pingback: VW T-Roc 2022 – SUV do Golf explode as vendas - G4 Carros
Pingback: Kers Wee – Elétrico nacional abaixo de R$ 100 mil - G4 Carros
Pingback: Kanye West – Leiloa R$ 2,4 milhões em carros e separa de Kim Kardashian - G4 Carros
Creio que se a pessoa tem grana pra comprar um carro elétrico ele deve ter pra comprar algumas placas solares e retirar a energia pra abastecer a bateria do carro do sol sendo assim acaba com os custo alto de combustíveis e ajuda o meio ambiente,
Algumas centrais de abastecimento pra carro elétrico já estão investindo nas placas solares
O carro elétrico vai ser uma solução temporaria com relação ao meio ambiente.pois futuramente o meio ambiente estará sendo grandemente abalado com a degradação da natureza devido ao grande extrativismo dos minerais e sinceramente não sei se é viável também pois a energia elétrica também produz danos ao meio ambiente .já se imaginou quando o mundo todo estiver usando caros elétricos o quanto mais as usinas terão que produzir mais eletrcidade .o custo será maior para todos os consumidores e isso sem falar na poluição causadas pelas baterias que forem sendo descartadas . enfim,eu não acredito nisso como solução para melhorar o nível de poluição ambiental mundial.acho que isso vem beneficiar uma pequena mas bem pequena mesmo, parte da elite que aparentemente está preocupada com o meio ambiente mundial,mas que na verdade querem é benefícios próprios.essa é a minha opinião e mais uma vez eu digo: não acredito nisso como solução pro futuro pois há muito que se desenvolver . só essa baixa autonomia e o tempo pra recarregar já é um problemão, aí é só ir vendo os demais .
Queria saber onde está os responsáveis por impedirem que Nicola Tesla terminasse seu invento de distribuição de energia elétrica gratuita por ondas .
Acredito que para diminuir a poluiçao por carros e necessario as pessoas circularem menos tem que haver colaboracao de empresarios contratar duncionario que mora proxino da empresa ou oferecer tranaporte coletivo o povo procurar os comercios perto de suas casas o prefeito construir mais estacionamento publico
Totalmente concordo com vc P.A. a melhor opinião de todo o que li até agora.
Só adicionar o seguinte, já existem tecnologias verdaderamente eco-viáveis: veículos a água doce, a água salgada e inclusive de auto-generação elétrica. Todo isso desenvolvidos por pessoas sem ligação com as elites dominantes. Mas são soluções que afeitam os negócios deles e que os fariam não só perder seus ganhos, mas principalmente o poder por trás do dinheiro. Quando alguém descobre uma maneira de fazer melhor as coisas eles ou compram a patente para afogar essa solução real ou atentam contra a vida dos seus inventores. Exemplo: a lâmpada eterna, os pneus inacabaveis e por aí vá. Conclusão, este mundo não tem jeito. Precisamos uma nova sociedade mundial libre das elites dominantes e dos políticos mentirosos e manipuladores.
Acho que agora chegou a hora do motor brasileiro desenvido na escola tecnica parobe em porto alegre,por um estudante de eletronica. motoperpetuo este é o caminho esta pratcamente pronto para o teste.chamado de projeto Gaos.
Que comentário idiota.Na natureza nada se cria, tudo se transforma. Isso é básico.
Pingback: Carro do Ano Global já tem os finalistas - G4 Carros
Pingback: Carro elétrico vale a pena? Em quanto ele "se paga"? - G4 Carros
Gostaria de ver um estudo com abordagem na revenda do veículo quando a bateria estiver velha. Nos países ricos atualmente, o carro com poucos anos vira sucata. Nos países como o Brasil o consumidor precisa do mercado de usados para adquirir um novo. Como vc mesmo mencionou a troca da bateria é totalmente inviável economicamente e tende a piorar. Então quem compraria esse carro com quase 10 anos( vida projetada da bateria) de uso a um valor aceitável? Entendo que a revenda vai ser extinta. Um exemplo foi o tesla que o dono explodiu por ser inviável a troca da bateria.
“carro elétrico estão” está escrito de forma errada.
Pingback: Os SUVs compactos mais valorizados em 2021 - G4 Carros
Pingback: O preço dos 10 carros mais vendidos depois da redução do IPI - G4 Carros
Pingback: A Gasolina sintética que não vem do petróleo e vai revolucionar o futuro - G4 Carros
Pingback: Novo DeLorean 2023 ganha mais um teaser - G4 Carros
Pingback: Fiat Toro tem aumento de até R$ 8 mil e perde vantagem do IPI - G4 Carros
Pingback: Hyundai Ioniq 5 é eleito o Carro do Ano 2022 - G4 Carros
Pingback: Ford Maverick 2022 - Primeiro lote começa a ser entregue - G4 Carros
Pingback: Nissan Kicks E-Power entrega consumo de até 25km/l - G4 Carros
Pingback: Deus Vayanne - Elétrico de 2.200cv chama a atenção no Salão de Nova York - G4 Carros
Pingback: Ferrari 296 Gran Turismo Spider (GTS) - G4 Carros
Pingback: Mercedes-Benz EQS SUV é o novo elétrico de 7 lugares - G4 Carros
Pingback: Novo BMW Série 7 2023 tem até tela de cinema 8k a bordo - G4 Carros
Pingback: Jeep Commander 1.3 Turbo – Consumo urbano e rodoviário - G4 Carros
Pingback: Ford F-150 é confirmada para o Brasil - G4 Carros
E o carro movido a água ? Já existe alguns rodando .
O problema do desemprego nas produtoras/montadoras do carro elétrico não é se será à bateria ou não. O assunto é mais sério: as cidades não comportam um número tão grande de carros colocados à venda, pois o número deles crescem exponencialmente diariamente, porém as cidades continuam do mesmo tamanho.
Esse problema já existe hoje, não se tendo tantos lugares assim onde se estacionar.
As vendas já estão em quedas significativas principalmente por esse motivo. É uma boa sem retorno.
Eu acho que todo carro tem que gerar sua própria energia, ser auto suficiente energia, uma bateria para acumular a energia, e você pode usar na sua casa.
Eu acredito, que os carros do futuro, serão movidos a hidrogênio…
É só uma questão de tempo e os carros que usamos hoje, se tornarão sucatas inviáveis (como os caminhões movidos a querosene)…
O plobrema não e carros elétricos ou a combustão e que todos os dias são fabricados e vendidos mais a quanto tempo não se fas estradas, vamos ter carros mais não ter como andar vai ser só engarafamento….
Ninguém comenta, também, sobre o descarte das baterias depois do ciclo de vida útil do carro, além de uma questão bastante simples: já enfrentamos uma uma crise na geração de energia elétrica por utilizarmos uma matriz poluidora. Pois bem: de onde virá a energia elétrica necessária para abastecer toda uma frota de milhões de novos veículos elétricos? De termoelétricas a petróleo e/ou gás? Vamos continuar a poluir ou toda a matriz mundial de energia elétrica também passará, no mesmo prazo de troca da frota, para fontes não poluentes? Não creio…
Creio que o padrão de descarte dos veículos usados, como ocorre nos países mais desenvolvidos como EUA e na Europa, será o padrão em todo o mundo, com o uso de mais recursos naturais e de energia para a reciclagem. O carro não será mais utilizado além da vida útil das baterias. Vai virar sucata ao fim de dez anos, sem chances de reutilização.
Pingback: Honda ZR-V é o SUV do Civic, confirmado para o Brasil - G4 Carros
O certo é “nos lugares onde deve chover!
Ebréia ,
Você está comentando na postagem errada.
Procure uma onde o tema seja : Encontre os Erros de Português. 😉
Pingback: Como funciona um carro elétrico? Veja respostas para as pergunta mais comuns. - G4 Carros